Novelas:Realidade ou Ficção?

As novelas atraem muito o público brasileiro e por isso, acabam induzindo os padrões de comportamentos na nossa sociedade.
Ela é um meio de entretenimento que mistura a realidade e ficção, capaz de abrir as portas para diferentes culturas.
Tanto a vida real como a ficção nada é simples, tudo é conquistado com muita luta, garra, dificuldade e suor.
Todos nós enfrentamos obstáculos e crises que com o tempo são superados.
As novelas são histórias com dramas, comédias, amores, dores, sofrimentos, alegrias, tristezas e violências.
O problema é que as novelas tem exagerado no grau de violência expondo as pessoas a situações constrangedoras, agressivas e desagradáveis.
Muitas das cenas das novelas dão ideias para as pessoas mal intencionadas cometerem atos criminosos.
Mas, existe algum problema em assistir novelas violentas?
Sim, pois elas acabam deseducando os sentimentos, os sentidos e os valores dos seres humanos, já que gravamos tudo o que vemos em nosso subconsciente.
As novelas são realidade ou ficção?
Depende muito como cada pessoa enxerga as novelas, se for apenas uma história inventada ou como o mundo e as pessoas, realmente são no cotidiano.
O público tem mostrado que as novelas andam desgastantes demais e sua audiência já não é mais a mesma de tempos atrás.
As pessoas encontraram outras opções nos horários das novelas como: internet, livros, filmes e programas da TV a cabo.
Desligar a TV está cada vez mais frequente.

21 comentários

  1. Novela é uma forma de entretenimento, como qualquer outra. Eu acho maçante, acho muito repetitivo.

    Essa nova geração pode optar pelo que quer ver, então a televisão vai sendo deixada aos poucos pra trás. O que está me incomodando ultimamente é o fato de que a internet começa a jogar propagandas em algo que você opta por assistir, como por exemplo o youtube que te lança um vídeo propaganda antes do link, transformando a internet numa tv com teclado.

    ResponderExcluir
  2. Acho que as novelas estão muito chatas.. todas iguais.. muda muito pouco

    Tá precisando melhorar.. e realmente tem muita violência
    Pode até comparar Tititi..
    foi uma novela onde os viloes não eram tão perversos, a mais malvada era a Stefane ahseuhaes '
    E eu assistia TODO dia.. morde e assopra tá chata.. vejo a Julia e o Abner e lembro da Catarina e do Petruco kk

    Mas é isso ai mesmo.. não tá compensando passar o tempo assistindo novela mais

    http://speakingbymusic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não posso ter uma opinião construtiva hoje em dia, pois como meus professores dizem: "Essa hora eu to perdendo tempo com meus estudos"...rs

    Mas o que ouço dizer é que hoje em dia todas as novelas tem a mesma trama...É uma repetição infinita do mesmo enredo, mudando somente os personagens e o cenário...

    Uma lástima né, logo a novela que é campeã de audiência e formadora de opinião das massas, poderia ser um instrumento para conscientizar e educar as pessoas...Mas para que educar? Para acabar com a corrupção, a violência e o preconceito!? Naaah, deixa como está né, bem melhor para os governantes terem seus eleitores ignorantes...Ham.

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em ter parado de assistir as novelas e estou parando com o noticiário também. É como você disse, nossos sentimentos são deseducados. E um dia todos os absurdos se tornam normais.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o assunto abordado. Realmente, as novelas influenciam sim a sociedade, tanto na moda (cor de esmalte, roupa, cor de cabelo), quanto na atitude (gírias, manias) e por que não na violência né.
    Além de que, tudo sempre acaba bem na novela, o que acaba iludindo as pessoas, a sonharem com o mocinho ou a mocinha da novela, com pessoas perfeitas, lindas, ricas, enfim. =)
    http://mmmorango.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Efetivamente? Bem, novela é ficção por tratar basicamente de narrativas criadas para personagens puramente fictícios, inexistentes. Isso não impede que haja verossimilhança - traços do cotidiano representados de forma fiel, ou quase fiel. Mas, como tudo na vida, tem gente que se deixa influenciar pelas novelas... não tanto pela verossimilhança, mas pelo glamour que envolve justamente a parte ficcional. O mesmo acontece com o cinema, com séries, com games.... Bem, coisas da vida! rsrs

    p.s.: desculpe se me alonguei no comentário. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Acho muito bom o questionamento. A imagem retrata bem essa condição de escravos da mídia alienadora cada vez mais ao passar dos anos. A verdade é que a maioria da população nada mais é do que fantoche de mídia, governo, igreja, capital e afins.
    Novela não tem outro fim senão ditar moda, comportamento e vender! E as pessoas vendem suas almas diariamente para a televisão e não vêem quem tem muito mundo lá fora para além dos salas de estar frias.

    ResponderExcluir
  8. Oi, obrigada pela visita.
    Então...sabe que às vezes eu penso que TV paga deveria ser direito de todos, pois tem tanta coisa legal, tanto programa educativo e até o noticiário é diferente. Entretanto conheço algumas pessoas que dispões desse privilégio e continuam assistindo reprise de novela de grandes emissoras. Já ouvi alguns estudiosos falando muito bonito sobre novela, mas não consigo achar legal. Um bom exemplo é a Malhação...poucos adolescentes tem aquela realidade, e isso pode gerar uma eterna insatisfação, uma busca por algo que nem existe.
    Gostei da polêmica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nas novelas os dois são abordados a ficção como a realidade, mas muitas vezes eles forçam de mais!

    http://www.slayerbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Acho repetitivo, sempre descobrimos o fim da história. Vilão morre, mocinha fica com o mocinho, final feliz para o núcleo pobre e festão pro núcleo rico...
    Desligar a tv é realmente frequente.

    http://www.admiravelmundonosso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. As novelas de hoje com mais sexo e violência com certeza fica mais perto da realidade , mas a maioria do público gosta ´de uma boa fantasia .

    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. ultimamente nossa tv aberta ta merecendo ficar fechada rssrs,,,,os programas em si estão cada vez pior...complicado....afinal para muitos aindda é o meio de diversão....e descanso...

    ResponderExcluir
  13. sinceridade.....pra tv eu peço STOP, DÁ UM TEMPO!!!
    Onde iremos parar??? Não só as novelas, a televisão é que vai ser o principal caminho para todo mal da humanidade, violência, homossexualismo, incentivam os filhos a brigarem com os pais, sexo na adolescência, técnicas de maldade e muitoo mais...realmente odeio tv e novela então....rs
    Mas adoreii o post, bem polemico e que deveria sim ser mais vazado, pois as famílias poderiam evitar mais...
    abraçãoooo...
    adoreii...

    te seguindo!

    ResponderExcluir
  14. A qualidade do conteúdo televisivo é quase nula mesmo, e em diversos tipos de programação. Apelam para baixaria e para conteúdos vulgares. Salva-se ainda a TV a cabo, em alguns quesitos.

    Por sorte o povo sabe reconhecer isso e acaba migrando para outras foras de lazere entretenimento.

    A realidade é que a TV não preza público ou cultura e sim rendimento, infelizmente.

    ResponderExcluir
  15. Você comentou no site da nossa ONG (http://indaial.tempsite.ws/caesegatos/), muito obrigada pelo apoio :D Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  16. As novelas tiveram um papel importantissimo no dia dia de nossa gente, nos dias hoje muito menos, mais é preciso registrar até mesmo o papel social de muitas delas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. novela é um vazio total
    le legal demais teu blog
    curti cronicas bem escritas
    abraços vou ler sempre, bjao

    ResponderExcluir
  18. acho novela um saco. prefiro futebol! \o/ kkkk

    ResponderExcluir
  19. As opções para o horário noveleiro são realmente precisas,afinal para quê perder tempo assistindo algo que,muitas vezes,em nada nos acrescenta?Um bom livro,uma xícara de café e uma mente sã,muito melhor.Muito lindo aqui :*

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo