Namore um homem que gasta até o dinheiro que não tem e seu próprio em livros. Cria prestações no cartão de crédito, porque comprou 13 livros para se dar de aniversário - eu fiz isso! Esse é o tipo de homem que caminha nas ruas com os olhos acompanhando o meio-fio, ou as nuvens, ou querendo ver os rostos das pessoas que estão nos ônibus. Só porque quer encontrar alguém que possa ser parecido com alguma personagem de algumas das muitas viagens que fez, e que faz, a cada folhear de páginas.
Não perca o seu tempo em perguntar qual é o msn desse homem, ou seu facebook, orkut, ou qualquer outra rede social, na qual as pessoas se mascaram, e se escondem. Pergunte a ele, qual é o seuskoob? Veja quantos livros ele já marcou como lidos, e quantos ainda ele, mesmo que sua vida seja curta demais, deseja ler.
Ele até pode não ser um freguês de bibliotecas, ou pode até nem ir tanto a livrarias (ocupado demais atrás da tela do seu notebook), mas é garantido que seja porque quando ele abre o seu e-mail, ele se encontre absorto nas várias promoções dos e-commerces que tem cadastro. Vendo se o limite do cartão de crédito ainda aguenta mais uma aquisição. Pois que esse tipo de garoto, definitivamente, não torra rios de dinheiro em indumentárias.
Sua aparência pode ser esquisita, estranha, nerd, geek, ou até mesmo pode ser um jock, só por fora. Não será com seus olhos que você identificará esse garoto na multidão. Pois ele pode andar maltrapilho, ou engomadinho. Seu papo não se vê, mas, sim, se escuta, se sente, se conecta. Encontre seu olhar passeando, rodopiando por entre os rostos dos transeuntes, ou pela paisagem. Esbarre em seus ombros, peça desculpas, só para criar uma escusa e iniciarem uma conversa.
Esse homem também surta quando um lançamento de um dos seus autores favoritos sai. Ele também esperneia quando não consegue que todas as capas dos seus livros sejam da edição que esperava. Alguns até podem cometer a loucura de um escândalo quando numa compra por internet chega um dos livros com as orelhas amassadas, ou qualquer outra imperfeição.
Esse é um tipo raro de homem, sabe, mas não se canse de procurar, pode ser que quando menos você esperar, ele seja colocado na sua vida. Mas fique prestando atenção, ele pode ser um viciado em cheiro de livro novo, ou velho, o que preferir, entenda-o, ele não pode lutar contra essa vontade avassaladora. O seu nariz necessita daquilo.
Ele pode ser muito cuidadoso, ou extremamente ciumento por seus preciosos, então saiba que você pode, sim, receber um não quando quiser pegar emprestado algum deles. Pode até ser que ele nunca os carregue consigo, para não ser roubado, ou pior, não danificá-los.
Namore um homem que viva fazendo alusões a passagens, trechos, pequenas citações de suas histórias prediletas. Porque ele sabe que estórias não existem, mesmo sendo ficções fantásticas, ou científicas, pelo simples fato delas coexistirem com ele, já ganham o patamar que os acontecimentos reais possuem.
Esse rapaz pode ser um aficionado por Tolkien, Rowling, Pratchett, ou Adams. Ele pode ser um chocólatra, ou um fumante compulsivo. Ele também pode gostar de café, cappuccino, ou até gostar de tomar chocolate quente com licor de menta. Isso não significa que ele estará preparado psicologicamente para ter a experiência traumática de ter um livro embebido, caso ocorra algum acidente entre um gole e um virar de folha.
Pergunte a ele se existe um mapa do Discworld, ou o que ele necessitaria quando encontrasse a Sala Precisa, ou até se ele aceitaria a missão que Frodo recebeu.
Talvez ele não se encante tanto por uma Alice, como por uma Wendy, ou uma Dorothy. Mas tenha certeza absoluta de que ele vaga pelo mundo procurando a sua Arwen. Tenha mais certeza ainda de que ele se derreteria por completo ao se deparar com uma Hermione. Porque nem todos a imaginam como a Emma Watson. E saiba, que ele não se deixaria levar por qualquer Bella, a não ser que esta seja a da Fera.
Namorar nem sempre pode ser fácil. Afinal, não se trata somente da sua compatibilidade literária. Tal homem pode não gostar de não saber que título ganhar no seu aniversário, Natal, Valentine’s, ou dia das crianças (é, ele pode ser uma ainda). Por isso, sempre esteja reparando nos seus hábitos, e o surpreenda, acertando.
Não minta nunca, pois ele sabe que se você mentir, seu nariz crescerá, e que não existe Fada Azul. Não existem mentiras felizes, ou omissões encantadoras. Um homem que lê, gosta da verdade. Nua e crua. Mesmo que seja de faz-de-conta.
Ele também sabe, que em alguns momentos ele pode se tornar o maior vilão do mundo, um verdadeiro monstro. E que príncipes encantados, guerreiros valentes, e magos extraordinários não habitam do lado de cá da vida. Que de médico e de monstro, todos temos um pouco. Ele também sabe que vampiros não ficam saltando de galho em galho, vivem em meio a floresta, e tampouco brilham. Isso são fadas.
Se depois de tanto procurar, finalmente, você conseguir encontrá-lo, amarre-o bem. Pois, saiba, que garotos que leem, tem vontade de vasculhar muitos outros mundos. E em cada mundo novo existe uma gama nova de personagens. Por isso, conquiste-o todos os dias, seja com elogios, ou críticas. Tais homens gostam de uma boa argumentação, quando discordados.
Se no meio da noite, ou de algum devaneio diurno mesmo, você o pegar com lágrimas nos olhos, por favor, não o encare. Deixe que elas rolem, e dê um beijo nele. Ele vai te contar o motivo pelo qual estava emocionado. Ou ele pode se fazer de forte. Você talvez nunca saiba.
Um homem que lê tem muitas ideias para nomes. Sejam pros filhos que um dia devam chegar. Ou para seus próprios, como personagens de projetos inacabados, perdidos nos documentos do seu notebook. Ele saberá que nomes, como todas as palavras, tem poder, e seus significados não são só o que os olhos podem perceber.
Namore um desses homens, desses meninos, desses garotos que gostam de livros. E se vocês puderem, se casem, ou simplesmente fujam juntos para uma nova aventura. Com ou sem projetos a longo prazo, seus momentos serão inigualáveis. Pois haverá instantes de monólogos intercalando diálogos intermináveis. Haverá discussões, e bate-bocas. Haverá mais do que o bater de bocas. Haverá harmonia. Haverá equilíbrio. Haverá guerra e paz. Haverá tanta coisa. Vocês vão ver que talvez não sejam feitos um para o outro, e seus pares românticos estejam na próxima página. E talvez vocês ainda se enganem quanto a isso, e retornem mutuamente as suas vidas, como uma paixão adormecida.
Namore um homem que lê. Ele pode ser um completo deslocado. Porque seu mundo não é na realidade. Contudo, mais uma vez, tenha certeza, ele não é um idiota.
Namore um leitor, porque você merece mais do que o que é tangível. Um leitor pode te levar a lugares onde você possa ser quem você quiser, e mais além. Muito mais além.
E todo mundo sabe: quem lê muito, também é bom com as palavras. Seja escrevendo-as, ou falando-as.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!