
As pessoas não aceitam opiniões diferentes das nossas e nem deixam que possamos expressá-las.
Em alguns casos, a pessoa que ouve pode tirar conclusões precipitadas ou uma interpretação contrária do que foi dito, assim acaba-se uma amizade ou um relacionamento de anos.
O diálogo é a base para a resolução de qualquer problema, ouvir o outro é importante.
Muitas pessoas sabem falar, mas poucas sabem ouvir.
Lembrei-me daquela brincadeira de quando era criança "Telefone sem Fio", era formada uma roda com várias crianças, a primeira criança inventava uma frase, falava no ouvido da próxima criança sem que ninguém mais ouça, a próxima criança ia falava a frase para a outra e assim sucessivamente, quando chegasse na última criança, ela falava a frase para todas, geralmente o resultado era terrível.A frase final,não tinha nada a ver com a inicial.
Temos vivido um telefone sem fio na vida adulta se prestarmos bem atenção.
Saber ouvir é uma virtude e dádiva que poucas pessoas possuem. Saibamos ouvir mais, algumas pessoas querem apenas que entendamos seu ponto de vista e nada mais.
Ouvir!Deixar a pessoa Falar!Compreender!Ser mais flexível para um melhor relacionamento com as pessoas.
Com certeza qualidade fundamental em uma amizade é o saber ouvir, e não apenas por opinar, mas também apenas sendo aquela companhia necessária no momento em questão. Ao ouvir precisamos aprender a dar espaço ao outro, a saber que aceitar seus sentimentos e suas emoções, a não julgar por um momento tão unicamente seu, mas também oferecer nossa ajuda de um olhar esterno caso conheçamos bem a situação... Diz o ditado que temos duas orelhas e uma só boca, pra ouvir mais e falar menos... muitas vezes é a chave da questão.
ResponderExcluirGostei do seu blog,bons temas e diálogos, como gosto, partilho de coisas em comum ao seu, passa lá pra fazer uma visita! Bjos
Tocou!
ou
Raios - poesias e pensamentos
Concordo com tudo o que disse! E realmente, a maioria das pessoas sabem falar, mas ouvir são raras as que QUEREM e sabem! Acho extremamente importante ouvir o proximo, porque além de ser uma forma de respeito e atenção, ainda pode-se adquirir sabedoria e passar adiante. É preciso!! Gostei muito do texto, parabéns! By : Lua
ResponderExcluirVejo tb que o saber ouvir, tb se refere ao saber ler, pois aqui na net, muitas vezes encontramos pessoas que não aceitam opiniões diversas das suas, e lêm mal, lêm pela metade e já saem com duas pedras nas mãos. É muito importante respeitar a opinião dos outros, seja ouvindo atentamente, seja lendo.
ResponderExcluirconcordo plenamente com vc; e parabens pelo blog;
ResponderExcluirOuvir e saber a hora certa de falar..realmente o nosso dia a dia nos leva a passar por cima de todos os sentidos e ouvir o mundo nos parece estranho..abraço.
ResponderExcluirConcordo, poucos sambem ouvir...
ResponderExcluir:s
Sempre devemos ouvir mais.
ResponderExcluirComo dizem por aí, não é a toa q temos dois ouvidos e uma única boca.
Corretissima!
ResponderExcluirAs pessoa estão ouvindo pouco.
Me faz lembrar um amigo paradoxal que eu tenho
ResponderExcluirXDDD
ele não aceita nenhuma opinião divergente da sua, e por mais que esteja errado é incapaz de ouvir aquilo que pode ser bom para ele e___e
ao mesmo tempo, se vc tem um problema, ou se quer um sonselho, é com ele....
é tipo...WTF?! ò___ó
iausdiaushd
^^
http://baudopascacio.blogspot.com/
Saber ouvir nos dias de hoje é privélgio de poucos...
ResponderExcluirEngana-se quem pensa que pouco se ganha ao saber ouvir o outro, e que o que interessa mesmo é ser ouvido.
Eu sempre aprendo e MUITO ao ouvir e aconselhar os outros...é uma coisa que gosto de fazer incondicionalmente.
Se todos estivéssemos dispostos a fazer isto com certeza o mundo (lá vem a utopia, hehe) seria bem melhor...feito de pessoas menos egocêntricas!
Bjs e valeu pela visita no meu blog!
O vôo da águia
http://aguia81.blogspot.com
Parece que esse post foi feito para mim, esses dias ando meio intolerante a ouvir e tiro muita conclusão preciptada quando escuto.
ResponderExcluirCom certeza ouvir é uma arte e absorver a sabedoria são bem vindos
ResponderExcluirBelo texto.
ResponderExcluirOntem mesmo, eu conversei muito sobre isso com os meus amigos: é preciso saber ouvir, ser mais compreensivo.
Saber conviver e dialogar com respeito é bem mais valioso do que simplesmente querer ter razão e ser irredutível em um ponto.
Gostei tanto que vou te seguir. Se quiser dar uma olhadinha no meu e me seguir também, seria muito legal.
http://miscelaneadeideias1.blogspot.com/
Lia e Anamara precisam ler esse post. rsrs
ResponderExcluirMas vc tem razão. As pessoas que esquecem que o nosso corpo é formado por padrões lógicos e se vc tem uma boca e 2 ouvidos, isso indica que deveria ouvir mais e falar menos. Esse conselho é tão antigo que os hebreus já sabia que " palavra é prata e silêncio é ouro", mas o que tem de antigo tem de desprezado... Sinceramente indica que a pessoa é tão egoísta que pra ela o assunto principal e mais atraente é ela mesma. Sempre está falando de si mesma, do que pensa, do que acha, do que lhe parece, do que faria se estivesse no lugar da outra pessoa, etc.
Bom conselho: fale menos, ouça mais.
Achei bastante interessante esse teu texto. Saber ouvir é algo tão complicado atualmente. Ouvir os outros e ouvir a nós mesmos. Não é tarefa pra qualquer um, embora seja uma tarefa relativamente simples.
ResponderExcluirhttp://www.equipamentoroubado.blogspot.com
O mais interessante na vida são as diferenças... Sem elas, já imaginou como seríamos? Todos iguais a "empadinhas"?
ResponderExcluirMas muitas vezes o ser humano não aceita críticas ou opiniões e nada que afronte suas convicções.
Isso é besteira né?
Parabéns pela postagem querida, grande abração!
Concordo com você.
ResponderExcluirJá escrevi sobre esse assunto também!
;D Sucesso sempre.
É. Não gosto de alguns provérbios, acho meio clichês, mas esse acho legal "Temos duas orelhas para ouvirmos mais e falarmos menos (algo assim"
ResponderExcluirbj
Pobre Esponja