Cadeirantes

Não gosto de novelas, mas a novela das oito, vem tentando abrir os olhos da sociedade para um problema real, que é a dificuldade dos cadeirantes.
O Brasil tem 24,5 milhões de portadores de deficiência, a grande maioria precisa de uma cadeira de rodas para sua locomoção, são os denominados cadeirantes.Ao contrário do que muitos pensam, eles tem vida ativa, estudam, trabalham, namoram, viajam e claro necessitam de se movimentar pelas cidades brasileiras.
É uma luta diária a locomoção deles.Para quem depende de transporte público é complicado a grande maioria não possui espaço reservados aos cadeirantes, alguns motoristas não tem treinamento para lidar com os equipamentos.
A grande maioria dos lugares (lojas, cinemas, teatros, bares, restaurantes, hotéis, ônibus, táxi...)ou não tem lugares para os cadeirantes ou o lugar não é adequado para eles.As descidas, subidas e calçadas esburracadas também não facilitam em nada a vida deles.
Sempre quando olho uma vaga de estacionamento destinada a eles me pergunto:será que ali realmente algum cadeirante estacionou seu carro?A resposta é imediata "não".Já presenciei manobristas com a falta de vaga insistindo para que pessoas que não são cadeirantes estacionassem na vaga e quem tinha consciência não estacionava, mas a grande maioria estacionava sem pensar que estaria tomando a vaga de quem realmente precisava.
Lembrei-me de uma colega de escola que era cadeirante. Ela era de outra cidade e vinha de ônibus todos os dias para a escola, dependia da boa vontade dos outros colegas para retirá-la do ônibus.Quando chovia, ela não saía do ônibus.Estudamos só no térreo, pois a escola só possuia escadas e não tinha como ela se locomover.O banheiro não era adaptado e era um sufoco para ela.
Os Cadeirantes também tem direitos como qualquer outro cidadão, o primordial é alertar a sociedade para uma preparação melhor para recebê-los.
Leis nós já temos, agora é necessário fazer cumprí-las.

22 comentários

  1. Eu também estou achando belissimo o trabalho do manoel carlos, na novela das 8, sobre os cadeirantes. É um assunto imprescindivel, não só para os cadeirantes como para todos nós.

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Eu não vejo novela mas é importante mesmo abrir os olhos da população.

    A palavra que deveria ser do presente é acessibilidade.

    Assim funciona nos países europeus, assim deveríamos seguir o exemplo global

    ResponderExcluir
  3. A novela tem um bom tema. Eu espero que a personagem termine a novela como cadeirante.

    ResponderExcluir
  4. Acho muito importante usar bem a mídia nesse tipo de tema. Até porque devemos ver esse tipo de coisas como normais.
    Enfim, somos todos cidadãos.

    -

    http://garotaanacronismo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu nao sei onde você mora, mas onde eu moro cadeirantes tem tanto espaço quantos pessoas que nao usam cadeiras... lógico que pouco menos, mas mesmo assim.. um bom espaço

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo é cadeirante e foi pra Foz do Iguaçu PR, ele disse que a cidade é toda adaptada, bom seria se todos os lugares fossem assim!

    Abç

    contemporaneoeindiscreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um amigo cadeirante, ele foi para FOZ DO IGUAÇU PR, e me contou que a cidade é toda adaptada! Bom seria se todos os lugares fossem assim.

    Abç

    contemporaneoeindiscreto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A novela atinge a um grande público e deve ser usada para educar a população.

    ResponderExcluir
  9. eu sei bem como sao essas coisas meu pai era cadeirante teve as pernas amputadas,nossa foi complicado.
    bjusss

    ResponderExcluir
  10. É um assunto tão importante que não gostaria de crer ter de uma novela (algo que abomino radicalmente) abrir os olhos. É algo notório no dia a dia.

    bj
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  11. A novela está sim, fazendo um ótimo apelo
    sempre as novelas usam de algum apelo.
    por exemplo uma que tinha o cego, Jatobá, que pedia
    que as coisas fossem produzidas em braile tbm... e tudo mais
    é sempre importante prestar atenção nas deficiências, nas necessidades
    das outras pessoas, para que tenhamos um país, um mundo, uma sociedade
    mais justa e adaptada à todo tipo de pessoaas

    ResponderExcluir
  12. A midia deveria usar outras formas, além de uma novela, para mostrar como é a vida de um cadeirante, essas pessoas lutadoras que merecem o nosso respeito, admiração e mais investimento na infra estrutura para recebe-las.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Como a amiga disse disse acima a novela está sim, fazendo um ótimo apelo
    sempre as novelas usam de algum apelo.
    por exemplo uma que tinha o cego, Jatobá, que pedia
    que as coisas fossem produzidas em braile tbm... e tudo mais
    só espero que Luciana termine como cadeirante, senão tudo não passará de café com leite.....

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente com vc... o Brasil precisa abrir os olhos e encarar a realidade do cadeirantes de frente...

    Obrigada pelo comentário no meu blog. Volte sempre

    ResponderExcluir
  15. Realmente amiga, ser cadeirante deve ser muito dificil, muito menos para quem é sozinho. Adoro a Novela Viver a Vida. Acho também muito legal eles falarem sobre esse assunto apesar de que a Luciana é rica né, imagina quem não tem dinheiro é muito dificil!

    ResponderExcluir
  16. Gostei da matéria, interessante.
    E concordo, a novela está de parabéns mostrando para o Brasil as dificuldades de pessoas deficientes no país.

    ResponderExcluir
  17. O desenvolvimento da trama da Luciana tem sido uma das melhores coisas de "Viver a vida". Ultraverossímel. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  18. concordo com todo post!
    realmente a novela das oito mandou bem dessa vez!

    gostei muito do blog, já estou seguindo!
    espero te ver por lá também!
    beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Aí vai meu comentário, mas já te seguia... Acho importante demais a colocação de assuntos como as limitações de estruturações para cadeirantes no Brasil, além do desrespeito em relação a ocupação de vagas,tenho um parente cadeirante que leva o triplo do tempo que nós para qualquer deslocamento, apesar de ser altamente ativo e bem informado, sofre ainda com condições precárias de rampas e banheiro adaptados... boa colocação.Inté.

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo