Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Todas as pessoas possuem posturas corporais, manias, singularidades e gestos que são repetidos em determinados momentos e que expressam as vezes o que nós estamos sentindo.
A ansiedade, a preocupação, a angústia e o descontentamento são os principais sentimentos em que estes gestos e manias aparecem e são normais a todo ser humano.
O problema surgem quando os movimentos são repetitivos, voluntários, automáticos e sem controle é o transtorno obssessivo - compulsivo ou TOC.
O TOC é uma doença séria em que uma pessoa apresenta com compulsões e obsessões ou seja ela tem alguns tipos de comportamentos que parecem ser absurdos, persistentes e ridículos para os outros e a própria pessoa.
É o quarto diagnóstico psiquiátrico mundial e que acomete 3% da população.
A pessoa que possui o TOC tenta esconder das outras pessoas e sofre em silêncio, por não saber como eliminar ou diminuir os movimentos repetitivos, pois ele acaba interferindo nas relações pessoais, nas atividades sociais, no trabalho e na escola.
Os portadores da doença não procuram uma forma de cura devido ao medo e vergonha.
Muitos viram motivos de piadas e gracinhas pela repetição de seus gestos.
Pode parecer frescura, mas eu acho que não.É uma doença.
O primordial seria procurar uma orientação médica para a realização de um tratamento adequado, só assim com um diagnóstico precoce é possível chegar a cura.

9 comentários

  1. Todos temos algo de compulsivo, mas com o grau é que precisamos ter preocupação. O TOC é grave e, pior, a pessoa nunca concorda que tem a doença.

    Acredito que falta de informação e certo que deboche dos outros com o tema são alguns fatores disto.

    Abraços
    http://www.ceucaindo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tenho TOC. O Problema maior é se acontecer da pessoa exagerar (lavar a mão por qualquer coisa, etc). Eu odeio ver gavetas abertas.
    Essas xícaras são geniais!

    abç
    Pobresponja

    ResponderExcluir
  3. qdo vi o link pensei se tratar de um blog sobre saúde... pensei:

    "hummm, como farmacêutico e bioquímico vou poder dar autos-pitacos e quem sabe até propor uma colaboração no futuro"

    mas qdo entrei vi q era mais coisa do título e o blog abordava na verdade temas variados como eleições, animais e etc...

    muito interessante, vc me surpreendeu

    fiquei impressionado com o seu número de seguidores rssss um dia chegamos lá, quem sabe rssss

    bom, visite-nos e comente tmbm, gostando siga q t seguiremos na sequencia... desculpa ter comido as virgulas... é q estou com um pouco de pressa

    http://mikaelmoraes.blogspot.com
    esperamos a sua visita e quem sabe, participação

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho TOC. Eu tenho COT!!!
    (entenderam a piada? rs. Ordem alfabetica das sílabas...)

    Se puder retribuir:
    http://entendaque.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bela iniciativa... Acho que não somente a vergonha, mas também a falta de informação faz com que a pessoa não procure tratamento... Boa postagem..

    ResponderExcluir
  6. Realmente, devemos nos preocupar com isso.
    Acho legal a iniciativa, chérie.
    Um beijo, au revoir.

    ResponderExcluir
  7. As pessoas hoje tem vergonha de assumir problemas que podem ser tratados e assim viver normalmente...isso é muito culpa da desinformação.

    ResponderExcluir
  8. Olha eu acho q eu nao tenho. Mas isso é mais comum do que a gente pensa. Pelo menos acho q cada um humano conhece outro com TOC, ou com pré-disposição pra te-la.

    Otimo blog, to seguindo!

    Tééé ;)

    http://estilodistinto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Creio que o que é TOC deveria ser mais divulgado e debatido e apresentar as formas de tratamento da mesma. Muitos dos gestos que nós fazemos podem soar como algo natural, que já faz parte, porém, mirando de perto, pode ser algo a mais, como o TOC. Eu, particularmente, creio que tenho, só não sei como buscar a confirmação disso (ou, melhor, como diagnosticar se, de fato, estou com TOC).

    http://desquotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo