Médico

Dia 18 de outubro, dia do Médico, uma das profissões primordiais na nossa sociedade.
Muita gente não conhece a realidade da profissão mas se eu pudesse definir a medicina em uma palavra seria Luta.
A luta começa para passar no vestibular a grande maioria dos jovens leva de três a quatro anos, são poucas faculdades e vagas e o curso é muito concorrido.
Ao passar na faculdade começa ano após ano uma luta diária , aulas práticas, teóricas e plantões.
Após concluir o curso mais uma luta: a residência médica ( a especialização da medicina) uma vaga ali, duas vagas aqui e concorrência com o país inteiro.Uma verdadeira maratona de provas práticas, teóricas, orais, entrevistas e análise de currículo.
Durante a residência com uma bolsa- auxílio que muitas vezes não cobre as despesas pessoais, é necessário arrumar plantões (de 12 horas, 24 horas)nos fins de semana para complementar a renda.
Concluída a residência, mais uma luta algumas cidades para que o médico se estabeleça, ele tem que pagar uma porcentagem aos médicos mais velhos, caso contrário não entra no hospital da cidade para fazer cirurgia.
Alguns não chegam a fazer residência, trabalham em Programa de Saúde da Família (dependendo da região pagam um bom salário) para juntar dinheiro e depois tentar residência médica.

6 comentários

  1. Pretendo fazer medicina. Estou me preparando, mas esse texto me deixou meio... descrente, sei lá. É difícil assim? :~~

    ResponderExcluir
  2. Legalz... mas toda profissao é assim... cheia de percausos...

    ResponderExcluir
  3. em todas as areas existem diversos percaussos

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga avassaladora... Quando eu era adolescente minha mae sonhava com essa carreira pra mim... mas detesto qualquer coisa sangrenta na minha frente e fugi como pude... escapei!

    ResponderExcluir
  5. É uma profissão difícil e que devemos honrar, pois eles são pessoas que vieram pra ajudar, então... pra mudar o mundo, fazer o bem!

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo