O Temporal no Rio de Janeiro

A forte chuva que caiu no Rio de Janeiro causou inundações e deslizamentos de terras, praticamente parou a cidade.Quem estava em casa não tinha como sair á rua e quem estava na rua não tinha como chegar em casa, causou várias mortes.
De quem é a culpa da catástrofe do Rio de Janeiro?Da população?Dos governantes?
Acho que a culpa é do governo por falta de investimentos na habitação e previsões metererológicas e por permitir desvios de verbas destinadas á moradia e também da população pela construção de casas em lugares inapropriados, áreas de riscos com ocupações irregulares.Cada um tem sua parcela de culpa, é uma responsabilidade compartilhada.
A catástrofe é uma forma de defesa da natureza que vem sendo agredida á anos com ocupações irregulares.Uma tragédia que já era prevista e estava mais que anunciada, mais dia ou menos dia.Infelizmente muitas pessoas inocentes faleceram.
Foi uma catástrofe humana e ambiental.Que possamos tentar evitar este tipo de situação prevendo com antecedência as tempestades, com maiores investimentos em habitação para população carente sem corrupção(assim o dinheiro destinado chega aonde é realmente necessário),uma conscientização da população para construção de casas em lugares apropriados e não jogarem lixo nas vias públicas porque entope os bueiros, diminui a vazão das águas e causas enchentes.

17 comentários

  1. Toda essa chuva que paralizou o estado do Rio de Janeiro é uma consequência dos maus tratos que a natureza recebe dos seres humanos. Por falta de "vergonha na cara" o governo não faz o que devia e a população que sabe, é conscientizada não faz o que aprende e depois reclama de tudo que acontece. Elas não vão aprender a tratar a natureza melhor enquanto algo pior não acontecer.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, é praticamente impossível conscientizar a maioria dos brasileiros de alguma coisa. Nós sabemos dos nossos erros, sabemos das consequencias dele, e continuamos errando. Só para não atrapalhar nossos confortos imediatos.
    Foi uma tragédia mesmo o que aconteceu.
    A maior tragédia é que não foi apenas uma fatalidade. Muitos tem culpa. Tantas mortes... pelo que?
    Adorei o post. É bom saber que as pessoas se importam.
    http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=18681
    caso vc more no rio, aki tem alguns lugares onde podemos fazer doações. =))
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente não dá para traçar uma linha ligando os acontecimentos recentes no Rio a um culpado. Uma analogia mais precisa seria, ao invés, uma teia onde os todos fios convergem para o centro - onde a aranha aguarda faminta. Como você mesma disse, todos têm sua pequena porção de culpa. Atitudes, negligências, descaso, silêncio, irresponsabilidade que foi aos poucos se acumulando até culminar nessa tragédia. É triste, muito triste. Espero que possamos ao menos aprender com tudo isso.

    Gutto
    http://cafeementa.com
    http://www.twitter.com/GuttoL

    ResponderExcluir
  4. É triste ver que ainda há pessoas que fazem pouco caso do que está acontecendo ao meu Rio de Janeiro, que tenho tanto orgulho de dizer que é meu. Você já viu o tanto de comunidades engraçadinhas que andam fazendo sobre as enchentes? Como se isso fosse algo realmente engraçado. As pessoas não tem noção do que está acontecendo a menos que sinta na própria pele. E mesmo que eu não more perto dos lugares que aconteceram essas enchentes, tenho a total consciencia que isso não é brincadeira e tenho parentes que moram aonde aconteceu alguma das enchentes e amigos que moram em Niterói que tenho arrepios só de pensar no pior. É culpa de todos, irresponsabilidade de todos. Pelo menos é o que eu acho.

    xx

    ResponderExcluir
  5. A geografia do Rio de Janeiro também não contribui muito, com lagoas, rios que transbordam e banhado pelo mar, que com suas ondas dificulta o escoamento da água. A cidade não tem um bom planejamento estrutural para aguentar grandes chuvas e o lixo, realmente só dificulta ainda mais.
    Mas no fim da tempestade o Rio de Janeiro continua lindo.

    ResponderExcluir
  6. A culpa é de um muita gente, desde o povo até o governo. Ninguém pode tirar da reta, mas tem que mudar- mas isso não acontecerá: Olímpiadas e Copas para encobrirem a inundação.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  7. O problema que isso está acontecendo em todo o país. A natureza chegou ao seu limite...daqui por diante vai ser assim. Triste, mas eu também não entendo, o governo parece mais perdido que a população.

    ResponderExcluir
  8. a culpa foi de quem não tirou o lixo,sendo
    que tava de baixo daa terra a um tempo...
    Daí veio a chuva e tá aí...
    fico muito triste por isso...
    e agora uns perderão tudo e como tem aquilo tudo de novo!...

    ResponderExcluir
  9. é verdade, a culpa de todos, agora é torçer para que isso passe logo e que não haja mais vitimas.

    beijo

    ResponderExcluir
  10. O problema real é que o Brasil, por inteiro, não está preparado para esses tipos de desastres.
    Como foi no Chile, há algumas semanas, houve um super abalo sísmico e foram poucas vítimas, comparado ao que poderia acontecer aqui em São Paulo, ou no Rio, com 7.2 na escala Ritcher.
    Enfim, o que falta é investimento para poder controlar essas situações, porque ninguém foi morar naquelas casas de alto risco por que quis, e sim porque não havia lugar pra morar.
    Tudo isso foi muito triste, mas vamos ter que continuar vivendo e tentar aprender com os erros.

    ResponderExcluir
  11. A coisa ficou feia e não adianta sair por ai apontando o dedo dizendo "a culpa é dele" porque a culpa é do mal tempo e da fatidica historia que nós não estamaos nem ai ao jogar lixo no chão e intupir os bueros. Tenho uma prima lá em São Gonçalo e por lá tudo ficou perdido.

    ResponderExcluir
  12. Oii Millena!
    Peguei seu blog na comu. Tô seguindo. Me segue tb!!
    Aguardo sua visita, seus comentários no meu blog.
    Sempre passarei por aki!

    BjOs da Eve *-*

    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Uma tristeza sem tamanho amiga.
    Que Deus conforte as pessoas que perderam seus familiares e dê condições para queles que sobreviveram...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS!! Muiito Show =D
    ah to te seguindo!!
    se der passa la!!

    CAOS MUNDIAL - CLICA AQUI, SEGUE E COMENTA??

    ResponderExcluir
  15. Eu penso igual. A população tem sua culpa por construir sua casa em um local extremamente perigoso, mas, pensemos como um deles: Onde iríamos construir uma casa pra morar? Moraríamos em um local de perigo, ou à céu aberto, ou quem sabe debaixo de uma ponte?

    Os impostos estão aí, apontando e acusando o Governo. Pagamos impostos que não vingam. Pessoas têm o direito de ao menos ter um lar seguro, por mais precário que seja - estéticamente falando.

    Creio que daqui pra frente as coisas mudam - infelizmente após a catástrofe. No Brasil, infelizmente acontece o famoso "morde-assopra". O Governo te morde, pra depois assoprar, e ainda volta com a maior cara de bondade pra perguntar como ficou. Mas, que ao menos mude.

    Seguindo aqui Millena.
    Beijos e Sucesso.

    ResponderExcluir
  16. Todos sabem que essas mudanças climaticas são causadas pela poluição do ser humano. Agora é fato de que poderiamos estar mais preparados para esse evento. A má destribuição de renda e a falta de punições severas aos que lesam os cofres públicos fazem o Brasil ser o que é, uma pizza gigante !

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo