Voto:Obrigatório ou Não?

O voto é um ato de todo cidadão brasileiro.Votar é uma forma de modificação social do nosso país.
Em muitos países o voto é facultativo e não obrigatório.
Mas e se acabasse a obrigatoriedade em votar no Brasil?As pessoas votariam?Ou não?
As pessoas que são conscientes continuariam a exercer o direito do voto, mas a grande maioria pelo perfil político da atualidade deixariam de votar.
Muitas pessoas protestam e acham chato terem que sair de suas casas, as vezes pegar fila e terem de exercer sua cidadania através do voto.
Claro que se vivemos em uma democracia, o ideal seria que o povo pudesse ter o poder de escolha da obrigatoriedade ou não do voto.
Mas a democracia no Brasil é recente e caminha devagar.
Alcançamos uma grande conquista, pois saímos da ditadura na qual tudo nos era imposto pelo governo e nem mesmo as mulheres tinham o direito de votar, para a democracia, onde conseguimos o direito de votar.
Eu acho que falta muito ainda para tornarmos o voto facultativo, enquanto houver desinteresse, desleixo, indiferença, comodismo e apatia nos eleitores com a política é impossível deixar de ser obrigatório.
Primeiro, os eleitores tem que aprenderem a votar e se conscientizarem da importância do voto para o país nos próximos anos.

10 comentários

  1. Ui, já vi algumas discussões em relação a esse assunto.
    MAs como bem disseste, primeeeeeiro o povo tem que se conscientizar e se interessar e depois estaremos mais confiantes pra essa conversa de voto facultativo.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Bom.. acho que a maioria so sente o peso da eleição quando precisa de ajuda, quando vai em um hospital e não tem atendimente.. quando não tem segurança.. fora isso, "vou votar nulo"..já escutei isso milhares de vezes.. se não fosse obrigatorio então.. ichi!!..

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente acho que o voto deveria ser somente um direito e não uma obrigação, eu opto por não votar já que não acho democrático votar só por votar...
    Muito interessante seu blog, parabéns e sucesso!!!
    Visite e comente o meu tb, se curtir, siga, ok?
    www.simonemais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. adoorei o post sobre política! acho um tema muito legal e muito difícil, mas acho que o voto teria que ser um direito e não uma obrigação pois assim teríamos mais votos conscientes!

    ResponderExcluir
  5. Oi Millena,
    Eu concordo contigo que falta voto consciente e que há mesmo todo um desinteresse político mas discordo que se o voto fosse facultativo a maioria deixaria de votar. O que eu vejo muito forte é uma cultura do: político é tudo igual que vem da gente há anos. Eu já nem sei dizer quantas vezes ouvi pessoas dizerem: vou votar nele porque acho que é o que vai roubar menos. Ou seja, acabamos por nos contentar e automaticamente desistimos da cobrança e mesmo da fiscalização após o voto. Acredito que se voto fosse facultativo, mesmo com menos pessoas votam numa primeira eleição, aconteceria que os que votassem seriam mesmo conscientes e a partir daí, vendo melhoria ou não na escolha feita, certamente numa próxima eleição já seria constatado um número muito maior de eleitores ativos.
    Além disso, seria o adeus ao chamado voto exótico!

    ResponderExcluir
  6. a Democracia vem la do grecia antiga , com o significado de governo do povo, vamos combinar do povo não tem nada. Já não é mais democracia se somos Obrigados a VOTAR , mas como disse no post se não for assim ninguém vota, mas esperar o que só vemos o NACIONALISMO o PATRIOTISMO no Brasil em época de copa deprimente :/

    fiz um post tbm sobre esse assunto da uma passada la ... no


    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Milena suas palavras servem para reflexões para quem acha que o voto é besteira, pois bem sabemos que apesar de ser obrigatório é direito de todos e desistir por que A ou B são ruins não justifica a ausência nas urnas.
    Concordo com você:
    "Mas a democracia no Brasil é recente e caminha devagar."

    Xeros

    ResponderExcluir
  8. Eu não voto aindaa.. mas é uma responsabilidade e tantaa..!
    tem q votar com consciencia..!
    Seguindo aki \õ
    segue meu blog lá tmb..!
    BjãoO

    ResponderExcluir
  9. Acho que o voto devia ser uma escolha do cidadão (se vota ou nao) como no E.U.A

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo