A Falta de Hábito da Leitura

Por que as pessoas lêem tão pouco?
Por falta de estímulo dos pais e da própria escola muitas pessoas não adquiriram o hábito da leitura.
Se pensarmos nas aulas de literatura, éramos obrigados a ler livros muitas vezes para conseguir uma boa nota, prestar vestibular e nada mais.
A escola indica os livros que são clássicos brasileiros que não são bem aceitos pela juventude.
Acostumados a definir os livros como monótonos e chatos, eles não buscam ler, depois que saem da escola.
A maioria da população passou do analfabetismo a televisão sem nunca ter entrado em uma biblioteca.
Segundo uma pesquisa os brasileiros lêem um livro por ano, temos 15% de pessoas analfabetas, possuímos uma livraria para cada cem mil habitantes e um livro tem o preço médio de R$40,00.
Se compararmos com outros países como a Argentina: os argentinos lêem cinco livros por anos, tem 3% de analfabetismo, possuem duas livrarias para cada cem mil habitantes e um livro custa em média R$30,00 ; O Uruguai, os uruguaios lêem seis livros por ano, tem 2% de analfabetismo, possuem três livrarias para cada cem mil habitantes e um livro custa em média R$25,00 e O Chile, os chilenos lêem cinco livros por ano, tem 4% de analfabetismo, possuem três livrarias para cada cem mil habitantes e um livro custa em média R$25,00.
Uma realidade triste!
A falta de incentivo, o preço dos livros, a falta e as condições precárias de algumas bibliotecas e sebos, as aulas ruins e a falta de tempo colaboram para que cada vez mais as pessoas não gostem de ler.
Ler tem que ser um hábito prazeiroso.
A leitura é essencial e necessária para a formação do ser humano com um senso crítico e questionador.
É uma forma de interação com o mundo.

19 comentários

  1. Muito bom seu texto. Eu acho que a nossa população é uma população que vota em Tiriricas, e aceita mensalões, justamente porque não sabem ler e interpretar textos. Gostei do post.

    http://amansim.blogspot.com/
    visita lá.

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Em minha escola os livros que os alunos eram obrigados a ler, eram sempre aqueles antigos que realmente não tem uma história de tão fácil compreensão, em consequencia, praticamente a sala inteira pegava um resumo na internet e pronto. Eu costumo ler, não leio tanto quanto eu gostaria, mas me esforço, como os preços são caros, procuro tentar achar alguma coisa para baixar da internet mesmo. Li vários livros muito bons assim. (:

    ResponderExcluir
  3. Aplausos, muito bom seu texto, realmente é a pura verdade tudo oque você falou! eu também concordo que a falta de leitura é por causa da falta de estímulos..

    http://tonoid.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu texto.
    Os dados estatísticos foram ótimos.
    Eu nunca tive o hábito da leitura, lia 1 livro a cada 1 ou 2 anos. Até que entrei em uma escola federal (IFBA) e lá comecei a entender a importância da leitura.
    Esse ano já li 16 livros e estou no meu 17º (Sydney e Sheldom hihhihi)
    Queria ter este hábito desde a minha 1ª série, pois assim meu conhecimento bem mais amplo. AS escolas deveriam investir em livros infanto-juvenis que são leves e sempre agradam e deixar a literatura brasileira para o ensino médio.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. O resultado da pouca leitura, está espelhado em jovens sem cultura alguma, e em pessoas que expressam sua revolta em forma de votos de protesto, e a nossa sociedade está o que está atualmente, pela falta de leitura, por favor siga nosso blog: www.levelgamed.blogspot.com, e nos avise, e venho correndo seguir este seu maravilhoso blog.
    Abraçs.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu sempre me questionei a este respeito?
    Acredito que a educação é essencial, e os hábitos que a criança tem desde a infância influencia e muito.
    Agora se os pais não são leitores,fica complicado que os filhos sejam.
    Parabéns pelo blog! Como sempre, o post está impecável!
    http://identidade-cultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Realmente, também não entendo!
    Descobri que amo ler na 5ª série, onde tinha-mos de ler um livro por semestre, e desde então...

    Muitos usam a desculpa de que os livros são caros, e por isso não lêem; o que acho o cúmulo já que hj em dia, nas escolas existem diversos, até mesmo lançamentos...

    ADOREI, parabéns!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  8. mtmtmt bom cara, adorei o texto.
    Eu sempre tive o abito de ler, praticamente toda semana tenho q ler um livro novo...



    http://acadasegundoumnovoverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos seus textos, tanto sobre a xenofobia quanto sobre a falta de leitura. Sou uma viciada em livros, leio em média de 3 livros por mês ( tenho amigas que leem muito e assim dividimos os livros ). Acredito que introduzindo lentamente os livros na vida de cada um com figuras ( conheço gente que só lê livro com gravuras ) essa prática pode se tornar mais frequente na vida de cada um.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Mto bom o texto, parabéns... bom mesmo...

    Eu n gostava de ler antes da facul n, realmente n tinha o habito da leitura...

    Fui a ter o habito de ler depois da faculdade...

    foda...

    ResponderExcluir
  11. OLá, gostei tambem de seus blog, é bem
    universal, nele cabe todo tipo de assunto parabens.
    Me diga, como tornou seu blog tão popular?

    ResponderExcluir
  12. olá, muito bom artigo.
    Tenho 16 anos, possuo um blog e aprecio a leitura.
    Fui desde pequeno incentivado a ler, descobri que lendo, acabo entrando em lugares, conhecendo as pequenas importancias da vida. Procuro ler sempre. Não sou um leitor compulsivo, mas, me cobro a ler em média um livro por mês.
    É claro que a literatura está desvalorizada. Vemos a cada dia uma imensidao de atividades parea se divertir, e temos muitas tarefas para fazer... é tanta informação que nos esquecemos, ou nao damos conta de tudo, deixando o que seria mais importante para depois: O CONHECIMENTO.
    Só com o conhecimento teremos novos horizontes abertos e uma melhora significativa no modo (qualidade) de vida.

    Um abraço.
    Se puder visitar meu blog (que mencionei anteriormente)...

    http://semomitirorealcotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá


    Estou aqui para dizer que estou sorteado uma linda caixinha de boneca de biscuit.

    Participe!!

    http://robertaasouza.blogspot.com/

    Beijosss

    Roberta souza

    ResponderExcluir
  14. MUITO OBRIGADO PELO TOK, ACHA QUE FALTA
    O QUE PARA MEU BLOG? EM QUESTÃO ESTETICA? OU SEI LA...

    ResponderExcluir
  15. Ganhei meu primeiro livro aos seis anos, "Tisto, O Menino do Dedo Verde". Devorei-o. A partir de então não parei mais de ler. Minha mãe fez uma carteirinha para mim na livraria da cidade e eu ia todos os dias. Que sonho, que coisa feliz. A escola realmente não me motivou. Algumas que frequêntei nem ao menos tinha uma boa biblioteca. Esse é um dos problemas. Não existe incentivo algum.

    ResponderExcluir
  16. Grande matéria! Só uma sociedade de leitores pode ter voz e senso crítico. Algumas medidas de incentivo são tomadas no Brasil, mas ainda de forma muito isolada. É estranho ver países tão próximos de nós bem melhores nesse quesito. Só o que não é estranhi são as cagadas que o MEC comete a cada prova do ENEM. Será que uma coisa explica a outra?

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o texto. Concordo em parte com tudo!

    http://sonhadordesperto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Achei o post muito pertinente tendo em vista q nós blogueiros só fazemos sentido se tivermos leitores. Os dados da leitura no Brasil são decepcionantes. Uma pena!

    P.S. Gratíssima pela visita ao 'Para que nunca me esqueça'.

    ResponderExcluir
  19. Oláaaa..
    achei seu blog na comunidade.
    e achei super interessante de verdade...
    vou sempre estar dando uma olhada..
    tou te seguindo tbm..
    bjaoo!

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo