Engenheiro(a)

Com a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016, a exploração de gás e petróleo abriram oportunidades profissionais em algumas áreas e a engenharia é uma delas.
O problema é a escassez do profissional no mercado de trabalho, o que faz com que muitos sejam disputados a peso de ouro.
Mas, por que a escassez de profissionais?
Pelo simples fato de existirem poucos cursos de engenharia e também porque os estudantes não se interessam pela área.
O curso de engenharia necessita de conhecimentos matemáticos e a grande maioria dos estudantes tem dificuldade na matéria, pois apenas 9,8% dos alunos do ensino médio sabem o contéudo de matemática ensinado nas escolas.
Se a situação não mudar, estima-se que no futuro haverá mais vagas que profissionais formados.
Caso o Brasil não consiga formar mais profissionais e fazer com que os estudantes se interesse pela engenharia, ocorrerá uma busca por profissionais estrangeiros para trabalharem no país.
O essencial é estimular os estudantes do ensino médio para o contéudo de matemática com bons professores que passem a matéria de uma forma diferenciada e a torne mais fácil e menos monótona.
A abertura de mais cursos de engenharia para atender a demanda, mas claro com toda precaução possível, para que não ocorra o mesmo que aconteceu com os cursos de Direito.
Os cursos de engenharia tem que ser com qualidade e não quantidade.
O país só irá crescer com menos poesia e mais engenharia.

7 comentários

  1. caramba qua negocio dificiiil é por isso que eu prefiro artropologia
    http://diariodealunos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Teu blog é lindo e você escreve muito bem.
    Es jornalista? Já pensou em ser?

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente no que diz no texto!

    ResponderExcluir
  4. Olá,Millena
    Você abordou um tema muito importante,de maneira bem realista.A educação de uma forma geral,precisa ser revista.Vejo muito estudante com potencial a ser desenvolvido,mas que não tem um estimulo,um direcionamento.E matemática,vejo que é uma assombração...nínguem viu,nínguem chega perto,mas mesmo assim tem medo.Isso foi na minha época de escola e continua hoje,20 anos depois...
    Beijos ,sucesso :)

    www.dancaharah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ♫ Angélica ♥ Kawai ♪20 de janeiro de 2011 às 20:25

    Eu acredito que alem de tudo o que você disse... a profissão não interessa muito os jovens por que eles "não querem sair de casa"... por assim dizer.. eu pensava assim.. mudar de estado pra trabalhar numa petroquimica dia e noite.. era algo meio assustador pra mim... e hoje ainda é...

    ResponderExcluir
  6. Esse assunto me interessou. Formei-me em engenharia mecânica na PUC-MG final do ano passado e com pesar conto aqui que apenas 10 dos 60 que iniciaram o curso conseguiram chegar ao final. O mercado esta mesmo bem aquecido e está sendo bem mais rentável do que imaginei que seria. Mais confesso também que tenho trabalho muito está mesmo faltando profissionais qualificados e graduados no mercado.

    Abraços
    Jão

    ResponderExcluir
  7. O caso realmente seria as escolas incentivarem aos alunos a deixarem de ter esse trauma sobre a matemátiica, como muitos alunos teem.
    Eu sempre me dei beem an aréa de matemática, até pensei em fazer engenharia química, mas onde eu moro não tem muito acesso a facudades ou universidades com essa opção de curso.!

    mais qualidade e menos quantidade, eh isso aêe

    http://www.daianecristinasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo