A Diferença entre Torcedores e Vândalos

Não tem como negar que o futebol é paixão nacional.
Eu não gosto muito de futebol, sou uma exceção a regra, pois a grande maioria da população brasileira idolatra os times.
Mas, existe uma grande diferença entre ser torcedor e vândalo.
Os torcedores são aquelas pessoas que acompanham as partidas de futebol nos estádios de seus times do coração.Ganhando ou perdendo estão sempre presentes junto aos seus times dando total apoio.
Os Vândalos são aquelas pessoas que se dizem torcedoras, mas quando o seu time perde uma partida, depredam o patrimônio público, agridem outras torcidas e destroem estabelecimentos comerciais.
Diante desta situação que surge a polêmica das torcidas organizadas:Eles são torcedores ou vândalos?
Muitas pessoas entram nas torcidas organizadas como se fossem torcedores, mas na verdade são vândalos que diante da perda da partida pelo seu time, se acham no direito de utilizar da agressão e violência como justificativa.
Nem todo torcedor que faz parte da torcida organizada adota esta política, mas os que fazem acabam denegrindo a imagem de muitos torcedores que não tem este tipo de atitude.
A violência nos estádios fez surgir o medo das pessoas frequentá-los.
Uma pena, porque a primeira torcida organizada do Brasil foi criada por mulheres numa época em que torcedores não eram sinônimos de agressões e violências.
Assim como na vida é necessário que as pessoas aprendam que nem sempre os times venceram as partidas e saibam lidar com a derrota deles de uma maneira madura, adulta e consciente.

17 comentários

  1. pois é Milena, a cada noticia que vejo na TV, fico me perguntando oprque daquela violencia.
    São "torcedores" se agredindo só por que não torcem para o mesmo time.

    agora já vi casos de torcedores verdaderos, numa final de Paulistão por exemploi palmeiras e corinthias ficarem e assitir o jogo jundo, e depois um gritava é campeão e o outro vice-campeão.

    não sou fã de futebol tambpem, e so gosto de trocer em épocade ficnal, fora isso numca sem quem esta jogando ou quando.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber essa diferença. E atualmente no Brasil, tem mais vândalos que torcedores neh. É um absurdo.

    http://www.daianecristinasilva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Realmente, você disse o que devem saber.
    As pessoas devem saber que nada vai mudar com tal atitudes, sedo agredido ou xingando uma pessoa.
    Os times e os jogadores continuaram ganhado ou perdendo. não haverá nenhum efeito.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente. Acho que os vândalos só fazem denegrir a imagem dos times...Triste.

    Beijos,Misunderstood.

    ResponderExcluir
  5. Tocou num assunto importantissimo, tenho uns conhecidos bem loucos em fortaleza ... Que dizem logo: "Hoje tem jogo, hoje tem fight."

    Bando de fanfarrões, vivem nisso.

    Acho que é muito idiota você sair pra brigar ao inves de simplesmente curtir um jogo, rivalidade existe, mas não vamos exagerar não é!?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. hooligans é melhor tema para descrever os tais vândalos

    ResponderExcluir
  7. Se todo mundo gostasse de futebol do tanto que eu gosto, ele não demorar muito pra ele deixar de existir.
    http://elizangelalopes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tambem nao curto muito futebol. Acho que por isso mesmo isso tudo se torna mais incompreensivel ainda para mim.
    Se nao houvesse o futebol, eles sairiam procurando outro motivo para continuar sendo vandalos. Infelizmente. :(

    nerdgalante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Estou junto com vc na "minoria" que não curte futebol, hehe.

    Detesto, dia de jogo aqui na minha cidade é um caos! Tem mais vandalo a torcedor, detesto mesmo!

    ResponderExcluir
  10. eu até gosto de futebol, mas acho que deixou de ser um esporte faz tempo! os caras ganham milhoes, as vezes combinam o resultado do jogo... e algumas pessoas viram vandalos por tudo isso!
    Bom texto! adorei! beijao!

    ResponderExcluir
  11. ola. eu trabalhei de cobrador de onibus pouco mais de um anibus, fazia muito akeles "especial minerão", era barra o onibus cheio de jovens torcedores vandalos. por isso passei a noa gostar de futebol.

    ResponderExcluir
  12. Não curto futebol, e nem gosto de morar no Brasil SHAUSHSUASHAS

    ResponderExcluir
  13. adorei seu blog, estou seguindo!
    segue o meu tambem ;P

    http://grandedistracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. estou junto com vc.. tenho um time mas "para ter" do que para torcer..
    aeioeaoieaoieaoi
    mas acho q a tendencia é cada vez menos os vandalos acabarem.. pois a seguraça nos estagios tende a aumentar mais e mais

    ResponderExcluir
  15. acho isso e ate imconparavel a algum tempo sai do mundo real para ir para meu mundo onde td e legale eu nao vejo este tipo de coisas

    ResponderExcluir
  16. Disse tudo... Não é a mesma coisa paixão e vandalismo ;]

    www.colorindoletras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. As pessoas deveriam entender que futebol é simplesmente um jogo uma diversão. Isso não as torna diferentes de quem torce pra outro time. é só um jogo. O espírito do respeito, da compreensão tem que ser mais do que nunca lembrado.

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo