O Problema da Autossabotagem

Muitas pessoas reclamam que não conseguem o que desejam ou não tem sucesso na vida, dando a impressão que o mundo conspira para que tudo dê errado.
Mas, a realidade é que elas agem intencionalmente contra si mesmas, sabotando suas realizações pessoais.
A autossabotagem é quando uma pessoa tem atitudes que a prejudicam, impedindo que ela obtenha êxito em seus projetos, seja em um relacionamento, uma dieta ou em uma oportunidade de trabalho.
O sabotador utiliza a sabotagem como um mecanismo de defesa diante de algumas situações devido ao medo, a falta de confiança, a insegurança e a preocupação de ser aceito e imcompreendido.
Parece estranho, mas ser bem sucedido (a), assusta muitas pessoas e seu maior inimigo pode ser você mesmo.
Não é uma doença, transtorno ou distúrbio, mas, o sabotador necessita de ajuda, pois a autossabotagem gera sofrimento e angústia.

9 comentários

  1. É isso aí! E não se aplica somente às mulheres, mas aos homens também! O bom é que uma mudanã de postura é um grande salto para mudar isso! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. temos que ser nos mesmo...se queremos algo que vamos lutar pra consegui...se otra pessoa tem...vamos lutar e conseguir..tudo depende de nos.;;

    ResponderExcluir
  3. O medo de crescer acaba fazendo com que algumas pessoas não progridam. Aí, ficam envergonhadas, e acabam culpando os outros por seus fracassos.
    Já passei por isso.

    :)

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esse texto,até salvei aqui...
    Devo confessar,que me identifiquei =/

    ResponderExcluir
  5. Interessante....acho que as vezes tenho momentos assim...parabens pelo post. bjinhos

    ResponderExcluir
  6. acho q nossos sonhos, ideias tem que ser mais fortes do que um 'sabotador', que só quer ver ou fazer o mal, a custo de pessoas boas.
    gostei do post ;D
    Fofo o blog ;*

    ResponderExcluir
  7. Oi, Milena.

    Esse teu texto tem tudo a ver comigo. Não sei se sou uma auto-sabotadora. Mas parece que na sua visão, sim.

    Minha terapeuta diz que éo meu incosnciente que me sabota. Bem, pode ser...

    Também tenho determinadas fixações mentais que não sei se minha angústia decorre do fato de, realmente, querer aquilo ou porque nunca tive, nunca aconteceu...

    Bem, imagino que essa questão da auto-sabotagem seja uma discussão bem mais profunda e que vai transcede ao seu texto.

    Caramba, é muito complexo isso. Lendo seu texto, eu me identifiquei com a pessoa que você descreve como auto-sabotadora e é pauleira...

    É.. eu peguei até uma briga com Deus por conta disso... Problema é que, ao contrário de algumas pessoas, eu não tenho dúvida alguma de que Deus existe. Minha dúvida recai sobre a bondade dele. Veja até aonde vai minha "auto-sabotagem"...

    Abraços, Miena

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo