Minha mãe me trata como uma bebê!


Leitora:Olá Millena! Vim pedir conselho, pois já tentei de tudo e o meu problema com a minha mãe persiste. É o seguinte: Quando eu era criança meus pais eram liberais e sempre fui muito responsável. Estudava sozinha, com 12 anos viajava sozinha pra encontrar minhas primas, sempre tinha minha autonomia, sabia usá-la, tínhamos uma relação ótima, sempre fui sincera com eles. Acontece que desde que completei 18 anos parece que tudo tem piorado. Eu nunca bebi (por escolha mesmo, não gosto), nunca cheguei em casa depois das 23h. E hoje estou com 20 anos. Sempre os aviso pra onde vou, com quem, eles conhecem todos os meus amigos e conhecem minha namorada e a família toda da minha namorada (aliás, namoramos há mais de um ano). Minha mãe parece que está ficando cada vez mais super protetora, e ela nunca foi assim, não sei o que está acontecendo. Eu não posso sair a noite, não posso pegar metrô sozinha ou ir muito longe de casa, não posso dormir fora de casa, ela quer selecionar meus amigos (nenhum tem nada de errado, mas as vezes ela simplesmente não vai com a cara). Ir a um show então, meu Deus.. É uma dor de cabeça pra ela deixar, sem contar que eles ficam falando meia hora pra eu não falar com estranhos, ficar afastada do palco. Quando saio, tenho que ligar e mandar mensagem sempre. Quando vou cozinhar alguma coisa, minha mãe sempre vai atrás de mim até a cozinha, pra ligar o fogo. E se eu fizer alguma coisa errada ela já vai tomando a frente, me manda sair da cozinha e sempre fala (é por isso que você ainda não esta preparada ainda, tudo no seu tempo). Eu acho que já está ficando meio doentio sabe, eu não pretendo viver a vida toda aqui e ela sabe. Eu nunca passei uma roupa, nunca lavei louça, porque ela sempre diz que eu não estou preparada. E EU TENHO 20 ANOS! Não adianta me pedir pra conversar, porque sempre que tento ela se irrita e depois repete tudo o que eu falei em situações cotidianas mostrando que não estou preparada. Ela me diz que se eu quero ter autonomia de mim preciso começar dormindo cedo, largando algumas amizades (coisas que ela sabe que eu não conseguirei adaptar à minha rotina). Esses dias, no aniversário de um ano de namoro, minha namorada quis me levar a um motel, reservou uma suíte de manhã pra passarmos o dia (porque não posso dormir fora) e acordei bem cedo. Já deixei a comida da minha gatinha e um bilhete pra minha mãe dizendo que ia passar o dia fora com a minha namorada no shopping e ia mandar mensagem a cada duas horas (ela sabia que era aniversário de namoro). Achei desnecessário deixar claro que passaríamos o dia no motel transando, não tem porquê. Chegamos na suíte de manhã, de tarde almoçamos, e logo depois mandei mensagem dizendo que estava tudo bem. Ela me respondeu, perguntou se já tínhamos almoçado, eu disse que sim. De hora em hora pedia pra minha namorada ter paciência para eu enviar as mensagens. Foi então que 18h da tarde, ela resolveu me ligar. Eu peguei o celular apenas 18:30h, e tinham 3 chamadas perdidas. Mandei mensagem pois não podia atender (disse que estava no shopping, e não queria ficar falando com a minha mãe no motel.) ela me ligou novamente e tive que atender. Ela estava dizendo que ela e meu pai resolveram passar no shopping e queriam passar o resto do dia com a gente. Eu falei que estávamos no restaurante e talvez mais tarde, e foi então que terminamos de nos falar, ela me pediu pra confirmar mais tarde e desligamos. Me esqueci completamente que tinha ficado de confirmar isso e as 21h, tinham mais 10 chamadas perdidas. Liguei e estavam os dois desesperados perguntando aonde eu estava. Eu disse que estávamos voltando pra casa e desliguei. Falei com minha namorada que era pra irmos embora rápido e pegarmos um táxi pra eu ir pra casa. Quando cheguei em casa, minha mãe estava quase chorando, dizendo que não tenho consideração por ela e que se continuar assim não me deixaria mais sair. Acho que o texto ficou longo, me desculpe. Mas se puder me dar um conselho, ficarei muito agradecida.

É totalmente compreensível que sua mãe tenha uma certa proteção a sua pessoa, pois você é filha dela, mas, o problema parece ser que está havendo um excesso nas atitudes dela.
Ela se tornou uma mãe controladora e manipuladora demais.
Não só está te tratando como uma criança como te impedindo de caminhar com as próprias pernas e aprender certas coisas na vida que só podemos fazer sozinhas.
Lembrei-me de uma frase do tempo de escola"Os muros que meus pais construíram me impediram de crescer e jamais poderão ser ultrapassados por mim".
Ela está te impedindo de crescer, fazendo chantagem emocional e querendo que você continue debaixo da saia dela. 
A situação está caminhando para que amanhã ou depois, você estando casada, ela continue com a mesma atitude.
Para as mães é difícil enxergarem que os filhos cresceram  e estão se tornando adultos.
Eu sei bem o que você passa, pois tive uma educação repressora, tinha que chegar em casa as 22 horas, não podia frequentar boates porque era lugar de mulher que não prestava e meus pais sempre implicavam com os meus namorados e minhas amigas.
Na cabeça deles ninguém servia pra mim e nem prestava.
Já é um avanço sua mãe ter deixado você ter uma namorada agora falta progredir e ver que é uma garota de 20 anos e tem que aprender e sabe bem o que é certo ou errado.
No meu ponto de vista, pode ser que a conversa não esteja fluindo porque talvez seja a sua forma de falar ou seja com brigas ou a maneira mesmo.
Por isso, vou te aconselhar a chamá-la para conversar e utilizar argumentos para que a sua mãe não possa buscar desculpa esfarrapada e nem apelar com justificativas que não convencem.
Comece dizendo que se ela confia na educação que te deu, por exemplo.
Se ela disser que sim diga a ela que então, não tem motivo para que ela tenha insegurança com relação a você.
Se ela te disser que não, então, questione se então, porque com 12 anos viajava sozinha pra encontrar suas primas?
O que mudou e qual o motivo dela não sentir segurança na educação que te deu, já que você sempre demonstrou ser boa filha.
Se ela insistir, diga ela que está te sufocando dessa maneira e se ela não mudar, você não vê outro jeito, senão ter que sair de casa para viver a sua vida.
Veja a reação, se ela fizer drama e começar a chorar, diga que então, ela mude contigo, senão você não terá outra alternativa.
Já que tem 20 anos ou seja é maior de idade e sabe o que é certo e errado, pois ela como mãe te passou essa visão.
Se ela voltar a te dizer que irá te proibir de sair, diga que você tem 20 anos e ela não pode fazer isso e se o fizer fale que é cárcere privado querer manter alguém presa dentro de casa.
Fale pra ela que você não é uma bonequinha de porcelana e nem vive numa redoma de vidro.
Que um dia ficará sem ela e terá que se virar sozinha, então, tem que aprender desde já, senão lá na frente ficará perdida.
Tenho que te alertar que se a relação entre você e sua mãe continuar dessa forma cheia de proibições, sua namorada irá terminar contigo, porque não tem relacionamento que sobreviva a essa situação de controle materno.
Não caía nos dramas da sua mãe e se imponha mais!
E o seu pai, como age?Da mesma forma?O que pensa?
Se ele não age e nem pensa da mesma forma, pode ser ele a ponte entre você e a sua mãe para resolver esse problema.
O melhor seria conversar com ele primeiro para que possa te ajudar nessa situação. 
Te Cuida!Espero ter te ajudado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo