Como administrar o meu dinheiro?


Leitora:Oi, eu já escrevi uma vez aqui e novamente volto aqui para pedir um novo conselho.Estou passando por um momento complicado. Tenho 20 anos e tem uns 8 meses que fui morar sozinha. Antes disso morei com um cara por uns 4 meses (foi assim que sai de casa) porém quando fui morar com ele, começou as agressões e felizmente meu pai percebeu tudo e me tirou de lá. Ele pagou meu primeiro aluguel e me deu um fogão, além de ajudar com os alimentos. Depois disso prometi pra ele que conseguiria me virar sozinha... NÃO ESTOU CONSEGUINDO ME VIRAR SOZINHA e não sei mais o que fazer. Pedi ajuda, eu não vou, tenho que aprender a ter mais responsabilidade. Eu pago 350 de aluguel, cartão, água, luz, manutenção de aparelho, carne e ainda estou comprando meus móveis. A uns tempos atrás eu comprava coisas baratas no cartão e parcelava de 12 vezes, hoje meu cartão vem altíssimo quase não dou conta. Antes deu ir morar sozinha, meu ex namorado tinha feito uma conta em meu nome é parcelou 8 vezes de 250 eu pagava e ele falava que ia me devolver o dinheiro, quando terminamos, ele nao devolveu e eu só terminei de pagar mês passado. Mês passado eu também recebi o dinheiro das minhas férias, então com ele paguei o restante da divida, paguei o aluguel, as contas de água e luz atrasadas, adiantei o carne, paguei o aluguel e guardei, o dinheiro do aluguel deste mês... Depois depois fiz uma compra aqui pra minha casa comprei mais o necessário pra uns 2 meses. Parecia o plano perfeito. Só que quando eu cheguei em casa, já sem dinheiro algum, fui da um geral pra arrumar e a dona da casa me deu as contas de água e luz do mês... Até aí foi normal. Depois ao arrumar a casa, eu achei mais 2 contas que eu tinha esquecido completamente delas, ou seja, já tinha mais 4 contas pra pagar. Tudo bem que eu gasto muito pouco. Fui conferir as contas e comecei a somar quanto que iria vir no cartão no mês que eu nao ia receber e foi ali que eu vi o quanto já estava ferrada... Esse mês eu não tive o carnê pra pagar então fiquei "de boa" peguei o dinheiro do aluguel que eu tinha guardado e paguei o aluguel. Então abrir minha geladeira e percebi que estava quase fazia, porque se eu iria ficar em casa, o consumo de luz, água iria aumentar alem do fato que eu iria comer ainda mais do que quando eu estava indo trabalhar (no meu trabalho eles dão almoço) então já tinha pouca comida, hoje meu pai me ligou perguntando se eu tinha o dinheiro pra pagar o aluguel do mês que vem. Eu disse que tinha porque como eu volto das férias dia 26 até o dia 5 ou 6 que e quando a gente recebe, eu teria meus dias trabalhados, e isso daria pra pagar o aluguel, no dia 20 eu recebo uma parte do pagamento, então daria pra pagar o cartão, e no outro dia 5 eu pagaria o carnê do mês que vem ( atrasadas as contas, já que eu pago desse jeito todo mês) ele riu e disse que eu só podia estar brincando porque quando eu voltasse das férias eu iria receber do dia 26 até o dia 1. E agora eu não sei o que fazer... Estão dizendo que iria começar a pagar o décimo terceiro mês que vem e que vão dividir ele de 4 vezes. Eu espero que sim, mas meu pai disse que não devo acreditar muito no pessoal do meu trabalho... Ai meu Deus do céu... O que eu devo fazer? Como administrar minhas economias? Estou até pensando em dividir minha casa com alguém pra ver se fica mais barato porém eu não tenho amigos. Se puder me ajudar eu ficarei muito grata!!!
Vamos por partes. 
Você tem que reestruturar a sua vida e assim apreenderá a administrar o seu dinheiro.
O primeiro conselho que te dou é jamais emprestar o seu nome para alguém fazer contas, nem amigos, namorados ou alguém da sua família porque se a pessoa não pagar, você fica sem crédito na praça com seu nome sujo em SPC e SERASA.
Ainda mais pra namorado que hoje é atual e amanhã vira EX!
Outro conselho, não fique usando o teu cartão de crédito para pagar todas as suas contas porque os juros são altíssimos e cada vez você vai se endividando mais e mais.
Compre uma pasta na papelaria, envelope ou caixa e escreva nela contas a pagar e vá colocando todas as suas contas que tem de serem pagas nela, assim te facilitará para saber o que deve ser pago.
Você disse que almoça no trabalho, o que te facilita, mas, café da manhã , jantar e almoço nos seus dias de folga são por sua conta, então, o que você pode fazer é estar sempre pesquisando preços e comprando alimentos que estão nas promoções dos supermercados.
Lembrando que as vezes as promoções são enganosas com produtos que irão vencer daqui a alguns dias ou os produtos com preços normais estão mais baratos que os promocionais.
Sempre compare os preços e repare nas validades dos produtos.
Não desperdice nenhum alimento.
Mas, como Millena?
Eu vou te dar o meu exemplo, se compro um frango assado e sobra, desfio ele e vira um recheio para pastel, coxinha, torta, empadão ou até um fricassê.
Se compro tomates e eles maduram demais, faço molho com eles para reaproveitá-los.
Se compro pães e sobra, torro, faço uma farofa, farinha de pão para empanar peixes, carnes e frangos ou torradas ou bruschettas.
Tudo é reaproveitável, outro exemplo são batatas que as pessoas descascam para fritá-las, higienize-as, corte-as em chips e frite-as com casca e tudo.
As batatas fazem umas ondinhas que ficam perfeitas.
Mas, se acaso for cozinhá-las e tiver que descascá-las, guarde as cascas e frite-as também porque ficam uma delícia.
Você tem que aprender já que quer se virar sozinha sem a ajuda do seu pai, então se organize, porque dessa forma como está indo, você só está trabalhando para pagar contas ou seja apenas para sobreviver e não viver.
Seu pai está preocupado porque sempre te liga perguntando se você tem dinheiro ou não para pagar as suas contas e isso só demonstra que qualquer coisa você terá o apoio dele.
Seu pai tem razão quando diz para você não acreditar muito no pessoal do teu trabalho, porque falar é uma coisa e fazer é outra.
Economizar energia evitando desperdícios como deixando luzes acessas e aparelhos domésticos ligados sem necessidade e também sabendo utilizar a água.
Você vai ter que dar uma enxugada nas tuas despesas, senão, você vai só se endividando mais e mais.
Sempre que precisar comprar roupas e sapatos o faça em liquidações para poupar o seu dinheiro e em estações contrárias fica tudo mais barato, por exemplo, agora no inverno as peças de verão saem muito baratas e no verão você compra calçados e roupas bem mais em conta.
Tente pagar suas contas em dinheiro, porque no cartão você parcela com a ilusão de que está resolvendo o problema, mas, só se endivida mais.
Sempre tente guardar algum dinheiro, porque numa emergência você terá aonde recorrer.
Faça uma planilha. Coloque todas despesas fixas, extras e quanto você ganha. Assim você terá controle de tudo que sai.
Morar sozinha requer uma preparação e uma certa estrutura para se manter.
Arrumar alguém para dividir as despesas pode ser uma boa, mas, tudo na vida tem seus prós e contras.
E outra não é porque você trabalha que consegue morar sozinha e se sustentar.
Como era quando morava com o teu namorado?
Parece que não era muito diferente, pois até teu nome emprestado ele pediu e fez uma conta com ele.
Se não der certo, volte para a casa do teu pai e se prepare para morar sozinha.
Te Cuida!Espero ter te ajudado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo