Bartolinectomia Unilateral:Cirurgia,Pré-Operatório,Pós-Operatório


Depois de ter feito a cirurgia e estar recuperada estou voltando a ativa no site.
A muito tempo precisava fazer a Bartolinectomia Unilateral, pois a situação de ter Bartolinite me incomodava a anos.
Como toda internauta curiosa e sem saber direito sobre o assunto, consultei o Dr Google sobre os riscos e o pós-operatório.
Li muitas pessoas criticando e achando uma bobagem a cirurgia, mas, eu sempre falo:"Só o dono da dor, sabe o quanto dói".
Com a Bartolinite, já não podia usar biquíni e nem calça jeans justa.Fazer ginástica e ficar muito tempo sentada era um suplício.
Também tem muitos relatos na internet de mulheres que tiveram um pós-operatório muito dolorido e sofrível, mas, cada caso é um caso, já que cada organismo reage de uma maneira a uma cirurgia e não podemos generalizar.
As receitas caseiras e o uso de antibióticos como uma alternativa para curar a bartolinite é o que mais se vê na internet, mas, acaba que ela volta e tem que se fazer a cirurgia.
A grande maioria das mulheres não sabem o que é Bartolinite e descobrem da pior forma possível.
Para as pessoas que não são o que é Bartolinite e Bartolinectomia:
A Bartolinite é a inflamação nas chamadas glândulas de Bartholin que podem vir acompanhada de muita dor.
A vagina possui duas glândulas chamadas de Glândulas de Bartholin são duas formações glandulares pequenas localizadas em ambos os lados da cavidade vaginal responsáveis pela lubrificação da vagina no ato sexual.
Se um dos canais que tem a função de drenar as glândulas bloquear ou entupir, o fluido normal mantém-se na glândula e forma um quisto, cisto ou caroço.
A Bartolinectomia é a retira da glândula, a possibilidade de voltar também é nula.
Como a região é muito vascularizada, o ideal é que encontre um profissional adequado e com experiência para a realização da cirurgia para não ter erros.
Óbvio que toda cirurgia tem um risco e quando se entra num bloco cirúrgico é difícil prever como se irá sair, pois, pode acontecer imprevistos, mas, com um bom profissional, a cirurgia não terá problema algum.
O médico fez um pouco de terrorismo em torno do pós-operatório, dizendo que eu iria ter muitas dores, mas, minha maior preocupação foi com a anestesia, já que nunca tinha tomado uma e possuo pressão baixa e por este motivo não posso tomar qualquer tipo de medicamento, senão a pressão cai mais ainda.
Não tive problema algum com a anestesia e nem com a minha pressão.
Tive um tratamento de primeira no hospital, que bom seria se todos os hospitais e os funcionários, enfermeiros e atendentes tivessem toda a dedicação, cuidado e atenção igual a que me foi dada, o sistema de saúde não teria problemas.
Segui as orientações médicas após ter feito a cirurgia, não senti dor alguma, apenas um desconforto no dia em que sai do hospital e no dia seguinte ao sentar para almoçar pela primeira vez, somente sangrou um pouco no dia em que sai do hospital e nada mais.
Operei as 14 horas e sai as 19 horas do mesmo dia do hospital.
As minhas recomendações do pós-operatório ou melhor o que fazer após a realização da cirurgia do Bartolin ou Bartolinectomia:(Já que fiz a cirurgia para acabar com o sofrimento da Bartolinite, resolvi dar algumas dicas que utilizei com o meu bom senso e inteligência, após ser operada)
-Não durma de lado.A melhor posição para dormir é de barriga para cima e com os joelhos flexionados nos dois primeiros dias e já no terceiro dia durma de barriga para cima normalmente,
-Se caso, for dormir de lado, coloque um travesseiro entre os joelhos,
-Use vestidos e saias acima dos joelhos de tecidos leves e evite cores escuras como preto e azul marinho,
-Use camisola curta para dormir,
-Não sente de pernas cruzadas e nem fechadas na primeira semana,(Sente com as pernas abertas que é a melhor posição)
-Sente de bunda e não jogando o peso do corpo para a região operada,
-Providencie um lençol velho, pois já que as pernas devem ficar abertas, você coloca o lençol para cobri-las, evitando constrangimento aos outros e a si mesma,
-Caso, tenha dor de barriga e precise ir ao banheiro, não faça força, deixe sair naturalmente,
-Providencie uma toalha velha e um saco plástico.Dobre a toalha no meio e coloque um saco plástico no meio dela, assim se sangrar o saco plástico no meio da toalha evitará de sujar o carro, a cama ou a cadeira,(Aonde você for sentar ou deitar carregue a toalha velha com o plástico)
-Tome banhos de assentos ou duchas com a água fria,
-Não use sapatos de saltos altos, prefira oxfords, rasteirinhas, tênis,sapatilhas e chinelos pelo menos nos primeiros sete dias após a cirurgia,
-Evite sentar, abaixar, agachar ou fazer movimentos bruscos nos dois primeiros dias,
-Providencie uma toalha velha também para toda vez que for ao banheiro fazer xixi, pois o papel higiênico incomoda e a toalha não,
-Não utilize calça e nem calcinha na primeira semana,(Não pude cumprir a primeira semana sem o uso da calcinha, porque devido a utilização de medicamentos, entrei no meu período menstrual, mas, caso isso também aconteça com você também, utilize absorvente normalmente, mas com calcinhas mais frouxas e saias ou vestidos)
-Prefira fazer a cirurgia em períodos de temperatura menos quente, porque acho que facilita a recuperação,(O dia que fiz a cirurgia chovia fino e não fazia calor.Se tivesse muito quente, após a cirurgia teria demorado mais a me recuperar, pois a região já é úmida e com o calor soa mais ainda)
-Providencie um pano velho ou uma fralda de pano para quando for sair do hospital, coloque-o no meio das pernas, (Eu sai sangrando e coloquei o pano no meio das pernas para o sangue não escorrer pelas pernas ao me levantar e nem sujar o banco do carro e nem a cadeira de rodas (o hospital no qual, eu operei tem o procedimento que todo paciente que sai do hospital que seja de cadeiras de rodas, independente de qual cirurgia tenha se submetido, mas acho que nem todo hospital deve seguir este protocolo),
-Não depile nas duas primeiras semanas,
-Não dirija na primeira semana de cirurgia,
-Evite ter relações sexuais por um mês,
-Coloque bolsa de gelo no local, pois diminui o inchaço e alivia um pouco as dores,
Relembrando, estas dicas não são médicas, mas de uma paciente, no caso "eu" que realizei o procedimento e fiz de tudo para ter uma recuperação rápida.
Tive uma intoxicação medicamentosa (reação alérgica aos antibióticos que tomei após a cirurgia), mas consultei uma médica que está resolvendo o problema da alergia.
Essa situação dos medicamentos aconteceu comigo, porque meu organismo não aceita bem remédios e sempre tenho algo quando os tomo, antigripais, analgésicos e outros.
Costumo tomar muito cuidado na utilização dos medicamentos.
Estou fazendo esta postagem para ajudar as mulheres que como eu tem ou tiveram o mesmo problema.
Percebi que o assunto é muito pouco falado, mas que existem muitas mulheres que sofrem com a situação.
Eu não me arrependi de ter feito a cirurgia e se soubesse que seria simples, teria operado a muito mais tempo.
Obrigada pelos comentários, emails e mensagens recebidas de carinho e compreensão dos leitores, visitantes e seguidores deste blog no período que realizei minha cirurgia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo