Livros

Estou a procura de um livro e ao entrar em uma livraria, constatei o quanto o preço de alguns livros são caros.
A alternativa são as bibliotecas públicas, mas muitas delas não tem alguns livros, pois não recebem doações de livros a muitos anos.O sebo é uma alternativa, mas nem sempre se encontra alguns livros.
Atualmente, as editoras sugerem o preço das capas dos livros e os pontos de vendas definem o preço que o livro será vendido.Infelizmente esta situação nos torna um país de não leitores, tornando os livros muitos caros.
Uma família brasileira que luta para que o salário mínimo sobreviva até o próximo mês, não tem condições financeiras para adquirir alguns livros.
Algumas poucas cidades brasileiras tem a iniciativa de colocar máquinas ou bibliotecas em lugares estratégicos como o metrô, mas não é a realidade da maioria das cidades brasileiras.
Está sendo proposta a adoção da Lei do Preço Único para a venda de livros no Brasil, alguns outros países como Portugal, México, França, Argentina, Espanha e Equador já aderiram a lei.
A ideia seria a venda de alguns livros com preço fixo, para tentar atrair leitores.
Uma forma que até poderia atrair leitores, se as pessoas tivessesm o hábito da leitura, mas algumas não tem.
O primordial seria baratear os livros e estimar as pessoas á leitura.
Temos de fazer da leitura um prazer e não uma obrigação e com livros mais acessíveis.A leitura é importantíssima para a formação de cidadãos, pois é através dela que se forma um senso crítico das pessoas.

14 comentários

  1. Mto bom o blog e o post, Gostei, voltarei mais vezes.! Assinei seu feed *-*

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o post, como sempre...rs
    Também AMOOO ler, e a solução "económica" que encontrei para este meu "vicio", são os sites que disponibilizam algumas obras, para assim baixá-las e então lê-las.

    Beijinhos, parabéns :D

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que a leitura é realmente o que forma o senso crítico, e na atual conjuntura, as pessoas precisam ler para formar algum. Porque tem gente que nem senso de nada não tem.

    Teu blog é lindo e inteligente.

    ResponderExcluir
  4. Blog muito interessante tempalte totalmente original, parabéns !

    http://logicadamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e de grande importância o texto apresentado! Realmente o acesso aos livros é dificil pra grande parte da população, ainda que seja uma das grandes formas de elitização do saber.
    Parabéns pelo blog! Abraço

    ResponderExcluir
  6. ler é mt bom, mas de fato os livros estão muito caros. melhor é comprar livros de segunda mão, ou até mesmo trocar, existem grupos pela internet de pessoas q trocam livros para q eles estejam sempre "viajando para a nossa imaginação" e de outras pessoas tbm.

    Adubados®
    ...pois nem todo adubo é merda!

    http://adubados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Em cidade do interior então nem se fala, muitos iguais a mim ficam só na vontade ler alguns bons livros que aparecem em diferentes meios de comunicação...

    Muito bom o Blog!

    ResponderExcluir
  8. Realmente é muito dificil alguém querer adquirir um livro em uma loja

    Eu mesmo, mês passado queria comprar um livro que custava 50,00 R$, tive pena dar pagar, mas queria muito ler, agora pra comprar outro com certeza vai demorar muito tempo, prefiro alugar e ler os titulos mais antigos. ;D

    ResponderExcluir
  9. Realmente, são tantas as campanhas para leitura, mas os preços não colabora....
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Na minha cidade tem poucas livrarias (nem sei se tem), não sei se é caro (deve ser) porque nunca precisei de uma. Eu pego livro pra ler na biblioteca pública, onde o preço é barato. Mas meesmo assim, deveria ter mais bibliotecas. As que tem ficam no centro da cidade. Deveria ter mais, e em lugares de maior acesso a população mais pobre. E com certeza de preço mais baixo.

    ResponderExcluir
  11. POisé um bom começo para o assunto seria a adoção desta lei, mas acho que para nos tornarmos um país de leitores a parada teria que ser mais profunda. É preciso política pública mesmo, política pedagógica, política social, por conincidências estas são as piores áreas de investimento do nosso governo

    ResponderExcluir
  12. Acho isso muito valido, eu quero ler todos os livros que eu vejo quando entro em uma Livraria, mas quando vou ver os preços eu fico até assustada. Não da para mim ficar pedindo dinheiro absurdo para comprar aqueles livros que eu tanto quero, porque ela nem trabalha e minha avó aposentada. Fica bem dificil, eu espero mesmo que adotem essa lei e abaixem os livros, porque assim como eu pessoas que amam ler vão ficar super felizes.

    xx

    ResponderExcluir
  13. Baratear bons livros! Assino em baixo!
    Os mais acessíveis são os de banca de jornais e livrarias pouco especializadas, recheados de erros ortográficos e de gosto suspeito...

    Adorei o blog ;)

    ResponderExcluir

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo