Será que estou fazendo o certo?


Leitora:Millena, li alguns conselhos e não achei nada parecido com a minha situação. Se puder responder, ficarei muito agradecida. Preciso muito de uma opinião, um conselho: Vamos por partes. Eu acabei de fazer 18 anos e em alguns dias ganho meu diploma de conclusão do ensino médio. Estudo em uma boa escola particular mas tudo por conta do meu avô. Estou fazendo provas pra passar pra uma boa faculdade pública pois acho as daqui do Rio as melhores que muitas particulares, além do mais, não quero depender financeiramente dos meus avós por muito tempo. Eu moro com eles e ano que vem queria muito morar sozinha, dividir o apartamento com uma amiga, pois meu quarto é pequeno, meus pais e avós vivem brigando e não tem mais condições de ficar aqui. Meus pais não trabalham, não ganham dinheiro e só investem. Já tentei conversar com eles mas nunca dá certo. Eles largaram a profissão, o trabalho, tudo. Desde que eu era pequena. O dinheiro (obviamente) foi sendo gasto e desde os meus 15 anos tudo meu é por conta dos meus avós, e meus pais moram num apartamento menor emprestado. Eu moro aqui mas meus avós dão a entender que tenho uma certa "dívida" com eles, embora eu saiba que eles e todo o resto da família tem uma condição financeira muito boa. Tenho que ficar recebendo visita, meu quarto é apertado e não gosto do lugar. Eu até tenho amigos e gosto da minha escola, mas vou concluir agora e preciso ganhar meu próprio dinheiro, e não tenho apoio financeiro de ninguém pra me ajudar nisso. Amo ler, desenhar e tenho facilidade com escrita e redação. Mas acho que essas habilidades não são ponto bônus pra arranjar um emprego de meio período. Eu gostaria de fazer faculdade de manhã e arranjar um emprego de meio período de tarde pra dividir as contas do apartamento com minha amiga ano que vem. Já estou procurando, deixei currículo em três lugares, vou sair hoje pra deixar no shopping. Será que estou fazendo o certo? E se eu não conseguir, será que eu mesma consigo um modo de ganhar um salário mensal? Beijos, e obrigada por ler o texto.
Vamos por partes.
Os seus avós de uma certa maneira te cobram, por você ser quem você é hoje, porque eles meio que foram desde os seus 15 anos seus pais, já que assumiram a função de custear as suas coisas, o que quem deveria fazê-los seria os seus pais biológicos. 
Os seus pais parece não ter juízo, pois largaram a profissão, o trabalho e tudo para viverem de investimento no qual o dinheiro vem só sendo gasto e um dia esse dinheiro irá acabar e o que eles irão fazer?
Eles terão que voltar a trabalhar ou se encostaram em você que é filha deles.
Não sei que tipo de investimento eles podem fazer?
Bancário tem que pagar imposto ao governo e ao banco de três em três meses e imobiliário está cada vez pior com a crise.
Eu vou te dizer para você estar preparada porque os seus avós vão te cobrar a conta do que foi gasto contigo um dia, já que seus pais não tem juízo, maturidade e responsabilidade.
Se eles tivessem teriam feito o maior investimento da vida deles que é você.
Eles teriam te dando uma excelente educação custeando os seus estudos para você ser alguém no futuro.
Eu acho também que os amigos deles são uns bobos de ter emprestado apartamento pra eles sabendo que eles largaram tudo pra viver de renda só gastando dinheiro e nada mais.
Eu não emprestaria apartamento.
Quando eles ficarem mais idosos como vão fazer?
Dependerão de saúde pública que é precária, porque não trabalham e não tem direito a INSS, só se eles tiverem fazendo previdência privada, o que acho ser bem difícil.
Provavelmente, você terá que bancá-los caso, eles fiquem doentes.
Infelizmente, as pessoas só pensam no agora e se esquecem do futuro.
Eu acho excelente, você querer ser independente, arrumar um trabalho, pensar em estudar num período e trabalhar no outro, isso demonstra uma certa maturidade.
Você esta demonstrando ser o oposto de seus pais e que foi muito bem criada por seus avós.
Agora tenho que ser sincera contigo, como você é marinheira de primeira viagem, esteja preparada para esse seu dividir apartamento com sua amiga.
Você terá as despesas do apartamento que são; água, luz, telefone, aluguel, condomínio,alimentação, condução para ir ao trabalho caso, consiga um e é um custo de vida que não é nada barato.
Não sei que faculdade você pretende cursar, mas, mesmo sendo pública, ainda tem os custos dos livros e caso, fique longe da onde você pretende morar, terá as despesas da condução para a faculdade.
Hoje em dia, arrumar um emprego, anda meio difícil, porque o nosso país está em crise e as lojas e firmas não estão contratando, mas, sim demitindo para não terem que fechar as portas.
Ainda, mais que você não tem experiência alguma.
Você ama ler, desenhar e tem facilidade com escrita e redação.(Verdade, você foi uma das poucas pessoas que me escreveu corretamente sem utilizar o miguxês e internetês)
Talvez, você possa tentar algo na área de desenho como profissão.
Como você não me disse o que desenha, então, não posso te dizer ao certo no que.
Eu acho que você está fazendo certo e torço para que consiga.
Mas, caso, não dê e as dificuldades sejam muito grandes, talvez, você terá que voltar para a casa dos seus avós e ver se eles te aceitaram por lá.
Eu te aconselho a ter cautela nas coisas, pois você não sabe qual será a reação dos seus avós quando souberem que você quer sair de casa e buscar a independência, talvez, eles se sintam usados e nada mais.
E achem que você teve uma ingratidão por tudo que eles fizeram por você.
Enquanto a seus pais não converse sobre a vida que eles levam, porque não adiantará nada e eles ainda  te xingaram por você se envolver, eles se acomodaram e não mudam a forma de pensar.
Sorte!
Te Cuida!Espero ter te ajudado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo