Como lidar com a pressão do vestibular?

Leitora:Olá Millena, primeiramente, gostaria de parabenizar você pelo seu trabalho na internet, realmente deve ajudar muitas pessoas e já me ajudaram antes!
Então, eu já acompanho seu blog de tempos em tempos e também pesquisei, então creio que não tenha posts sobre esse assunto aqui, se tiver, peço perdão por não ter encontrado e poupado o seu tempo. 

Tenho 17 anos e curso o terceiro ano do ensino médio, ou seja, chegou a fase de vestibular, Enem e etc; sinceramente, nesse ano minha vida se tornou um pesadelo, eu vivo com pressão minha, da escola, dos pais, do cursinho, eu nunca fui tão triste assim na minha vida, não consigo estudar mais, só penso em dormir e comer, me sinto inútil por não entender as coisas e por não conseguir lutar mais pelos meus sonhos...
Creio que isso possa se dar também por eu não ter um objetivo determinado, algo que me faça querer levantar da cama para lutar, e ter professores que insistem em menosprezar não só a mim mas a todos os alunos não ajudam, já é difícil se sentir útil, com alguém lhe dizendo todo o dia o contrário é pior ainda; tenho medo de desenvolver uma depressão por conta disso, eu não quero perder minha sanidade mental por conta de uma prova, só que não consigo simplesmente “esquecer” e já busquei o psicólogo da minha escola, não ajudou, na verdade, sinto que ela nem olhou na minha cara.
Enfim, você já passou por isso? Pressão do vestibular? Como lidar?
Todos nós passamos por esse teu momento de muita angústia por causa das decisões que temos que tomar. 
Essas decisões te provocam confusão mental e isso é normal. Também é normal você ficar com vontade de voltar no tempo e fazer tudo diferente. 
Como eu já passei por isso, acho que você não deve ficar jogando a culpa no passado e nem se lamentar com fatos que nada contribuem para esse momento. Tua mente está cansada e não encontra a resposta correta. Olha, todos nós temos que saber o que gostamos de fazer, se é relacionado a humanas ou a exatas.
Normal você passar por isso, normal. São momentos de decisão em que estamos nos sentindo sozinhos e perdidos. Mas essa sensação passa. Nada de ficar com medo, nada de olhar para trás. E sobre frustrações elas ensinam muito e provavelmente você se referiu a isso relacionado ao medo de não passar no vestibular. Não tenha esse medo.
Uma boa opção é você mudar a sua maneira de estudar: saía de sua casa, convide uns dois amigos e vão estudar numa biblioteca por exemplo.
Você que esta sofrendo pressão por conta do Vestibular, acho isso muito doloroso, pois nessa fase de transição, onde o adolescente esta tentando aprender uma série de mudança dentro de si e também tentando descobrir o que é realmente o mundo, a vida, quando se esta cheio de questionamentos, vem a pressão do vestibular, a cobrança familiar... 
Penso que você deve dar uma paradinha, respirar fundo e recomeçar. Recomeçar? Sim. Procure ajuda de um psicólogo e converse com ele, diga seus medos e inseguranças, ninguém melhor que ele para entender você e te ajudar  sem crítica e sem trauma... 
A psicóloga da escola não te ajudou, então procure outro profissional.
Relaxe! Tudo na vida parece complicado, mas a gente que complica. Temos mania de sofrer por um mundo de prés: pré-ocupação, pré-conceitos e prés por ai a fora... Aprenda a lidar com esses prés e aprenda a se amar, a se respeitar e acima de tudo respeitar suas limitações e para isso nada como buscar a ajuda do profissional. Se for o caso marque uma consulta rapidinho e faça do seu psicologo seu verdadeiro aliado... Dê um pontapé inicial e joga essa bola pra frente, ficar segurando medos e inseguranças, podem deixar você doente aponto de não conseguir atingir suas metas.E não queremos isso. Queremos que você seja feliz.
Todo mundo passa, já passou ou vai passar por essa fase na vida de pressão e expectativa de passar no vestibular.
Porque é claro que as pessoas nos cobram e nós também nos cobramos, porque queremos passar e começar a faculdade logo.
O excesso de pressão e cobranças só atrapalha e desmotiva qualquer pessoa.
Você já decidiu o curso que quer fazer?
Se sim, procure buscar uma motivação para alcançar o objetivo de cursá-lo.
Eu sei que é errado,mas, para alguns professores quanto mais tempo você ficar no cursinho, melhor para eles porque mais dinheiro eles ganham.
Pare e pense que se você ficar só comendo e dormindo, está sendo uma forma de não lidar com o problema e claro de não conseguir passar no vestibular.
Você só está fugindo da situação e não encarando de frente.
Levante a sua auto estima e procure formas alternativas de estudo como com amigos, na internet e outros.
Tente conversar com alguém que também está na mesma situação que a sua para trocar ideias e compartilhar seus medos e inseguranças.
Coloque a sua cabeça no lugar e foque no objetivo de conseguir passar e se formar na carreira escolhida.
Te Cuida!Espero ter te ajudado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo