Sinto que estou perdendo tempo na terapia.

Leitora: Millena tenho acompanhado seu site e lido suas respostas e gostado muito. Tomei coragem pra te escrever. Faço terapia a anos, mas, sinto as vezes que não tem resolvido o meu problema e que é pura perda de tempo. Você que tudo sabe e tudo vê, me dê sua opinião.

Terapia é uma forma de auto conhecimento e resolução de problemas sejam internos ou externos.
Ela só serve mesmo pra aquelas pessoas que conseguem obter melhora a partir do desabafo e que se aliviam através dele.
O problema maior é que muitas pessoas frequentam esses profissionais mais não conseguem contar os problemas que viveram ou estão vivendo no momento.
Algumas pessoas são fechadas demais e não conseguem expor certas coisas ou situações.
Se você não falar não tem como um profissional te ajudar, porque o profissional não sabe qual o motivo te levou a procurá-lo para fazer análise.
É claro que como toda profissão existem os bons e maus profissionais.
A resolução leva um certo tempo que não tem como prever.
Depende muito do método de trabalho de cada profissional e também do paciente.
Algumas pessoas preferem procurar profissionais conhecidos por acharem mais fácil de se abrirem para contarem certas coisas e já outras acham melhor desconhecidos para não criarem um certo envolvimento pessoal.
A maioria das pessoas desabafam mesmo é com os amigos por entenderem que eles são os melhores conselheiros.
Aqui no site recebo muitos pedidos de conselhos de pessoas que não conseguem contar suas histórias para ninguém: nem amigos, nem familiares e muitos menos psicólogos e acabam por me escreverem, pois dizem ser mais fácil de se abrirem dessa maneira.
Existe muito preconceito das pessoas de quem precisa de terapia é louco, o que é uma bobagem.
Muita gente faz terapia durante vários anos ou até mesmo por toda a vida. Isso não significa que a pessoa tem um problema grave. 
Ela pode frequentar as sessões simplesmente para aprender a lidar com as dificuldades do dia a dia e aumentar a sua qualidade de vida.
Tenha em mente, porém, que recaídas podem acontecer e, claro, fazem parte da experiência.
A forma como reagimos a elas é que vai fazer toda a diferença lá na frente. 
O paciente deve cobrar soluções do terapeuta e, se necessário, pedir ajustes para que ele tire proveito máximo da terapia.
Se você não está satisfeita, o melhor é conversar com o profissional esse é o meu conselho para você.
Em tempos de pandemia, as pessoas parecem que tem necessitado cada vez mais de um tratamento especializado, afinal de contas, a rotina de todos nós mudou de março pra cá e isso não tem como negar.
Quem sabe a pandemia te fez uma transformação e você está vendo as coisas com outros olhos.
Todos nós sairemos dessa nossa nova rotina diferentes querendo ou não.
Estamos cada vez mais on line e menos presenciais.
Tivemos que nos adaptar a várias coisas e para muitas pessoas não foi nada fácil, porque foi brusca demais.
Você tem que descobrir por qual motivo a terapia não está sendo útil, então, peço que se faça as seguintes perguntas: O profissional não está atendendo as suas necessidades? Você não está evoluindo com o tratamento? É hora de mudar de terapeuta? Você não tem alguma ferida escondida que prefere não expor ao profissional? Não sabe o motivo desse vazio? É hora de parar? 
A hora de parar não é, porque você mesma escreveu que a terapia não tem resolvido o seu problema ou seja na verdade bem lá no fundo a sua pessoa sabe que existe algo e tem que ser exposto e colocado para fora, só assim o profissional poderá te ajudar e a terapia não será pura perda de tempo.
Não expor o que sente ou precisa ser falado é perda de tempo, mas, também de dinheiro, então, te aconselho a tomar coragem e já que tem uma vivência de anos com a terapia que coloque pra fora o que tanto te incomoda, só assim irá te aliviar de verdade.
Não sei qual o seu problema, mas, se quiser me escrever contando, querendo a minha opinião, fique a vontade.
Te Cuida! Espero ter te ajudado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo