O que aprendi comprando em Lives Commerces de Brechós


Com o aumento dos preços no setor de calçados e vestuários, os brechós se tornaram uma alternativa para compra de produtos mais baratos e acessíveis. 
Elas se tornaram febres na internet com a pandemia e viraram uma maneira das pessoas venderem seus produtos no mundo virtual: as famosas Lives Commerces!
Uma distração para quem teve de ficar mais quieto e isolado dentro de casa, as lives vieram para ficar, principalmente as de brechós!
Lógico que você deve ter assistido alguma live ou conhece alguém que assiste e até mesmo compra ou comprou algum produto.
Mas, como funciona?
A pessoa mostra o produto faz a sua descrição, fala um código e se você for a primeira pessoa a digitá-lo e aparecer na tela dela, fica com a peça.
Logo após a live é necessário procurar o estabelecimento para combinar a forma de pagamento e a retirada ou envio do produto adquirido.
Cuidado, pois o novo golpe são  pessoas se passando pelas donas de brechó  pedindo pix para o pagamento das peças compradas e depois, você descobre que caiu numa cilada, então, não deixe seu número de telefone em lives, procure você o contato das pessoas  para saber o valor da compra e como pagar e sempre que for fazer o pix confira o nome da proprietária do estabelecimento primeiro e se estiver certo, somente assim o faça. 
Geralmente, o pagamento é por Pix, boleto bancário, cartão de credito ou depósito e já a retirada pode ser feita no local do estabelecimento se você for da mesma cidade ou por envio através de correios, transportadora, shopee, mercado livre e outros.
Por estar ocorrendo uma grande desistência das pessoas das peças adquiridas, as donas de brechós tem pedido um valor do pix como garantia de pagamento, mas, alguns compradores fazem o pix e mesmo assim não querem as peças,  preferindo perder o valor pago do que pagar o valor total das compras. 
Se você comprou poucas peças e não mora no mesmo estado ou cidade, o ideal é fazer as sacolinhas ou seja comprar mais peças e quando tiver um bom número, pedir o envio.
A maioria não gosta de utilizar o shopee devido ao envio ser grátis, mas, quem vende ter que pagar taxas para o site.
Existe o tão  falado "deley" que é o atraso na internet de cada um, por isso, muitas vezes no telefone do comprador ele é sempre o primeiro a digitar o código  porém,  pode não ser o mesmo do vendedor.
Tenho percebido mesmo quando não  estou comprando que algumas liveiras (apresentadoras das lives) dão  uma certa prioridade para alguns clientes principalmente,  aqueles que compram bastante ou já são fidelizados um certo tempo.
Sempre que comprar alguma peça tire o print e anote o valor que foi vendido para ver se realmente é a que você comprou e será enviada pela liveira.
Vou contar para vocês um pouco da minha experiência nas lives da vida.
O que eu venho aprendendo assistindo as lives:
Você compra muitas peças boas e com preços excelentes jamais vistos principalmente de roupas de grifes famosas, mas, também muitas peças com avarias: peças com rasgos e esgarços (já comprei esse tipo de peça que você coloca de baixo da torneira para lavar e o tecido parte no meio ou com furos e também com rasgos e descosturadas que você tem que gastar dinheiro levando pra uma costureira), peças com marcas de uso(comprei peças que estavam manchadas com marcas de desodorantes e dá o que fazer para tirar),peças com manchas( tive a infelicidade de adquirir também peças com manchas de graxa e de guardado de guarda roupa), peças sujas (as minhas vieram sujas de sangue e sem contar que a maioria não lava as peças, porque a água suja quando você coloca elas no tanque para serem higienizadas é de chorar. Com a pandemia sempre lave as peças) e peças com pelo( dificilmente consegue se adquirir peças sem pelo e olha que dá um trabalho para tirar os pelos das peças, algumas são o que mais tem), peças com maus odores( peças com cheiro de suor e também com cheiro de naftalina mascarada com perfumes. É o tipo de cheiro que dá um trabalho para sair das peças),peças com partes faltando(se for botões, por exemplo, você terá que comprar e colocá-los e elástico, também o mesmo. Se forem botões de peça de grife ou faltando muitos, você terá que trocar da peça inteira, porque os de grifes estão com o nome das marcas e os comuns acaso, você não ache igual da peça terão de serem trocados) .
Já comprei algumas peças e me foram enviadas outras e com os nomes das pessoas que realmente tinham comprado as peças. 
Eu também já comprei algumas peças e a liveira me enviou outras que eu não tinha comprado e além de ter pagado o frete mais caro por causa delas, ainda me cobrou e tive que paga-las.
Cuidado redobrado com peças de grifes famosas muito baratas,  já  comprei peças cuja as etiquetas atrás eram de grife e a de dentro eram de outra marca.
Sempre pesquise sobre as roupas da marca de grife que você está adquirido, assim você evita prejuízos mais tarde e aborrecimentos.
O melhor é sempre prestar atenção quando as peças são mostradas nas lives, puxe os comentários para o lado para que você veja melhor os produtos e reparem bem se eles tem defeitos!
Algumas pessoas ou a maioria delas usam filtros nas lives que mascaram as avarias das peças.
Dificilmente, elas mostram as peças por dentro e é justamente aí que mora o perigo, na maioria das vezes o interior das roupas estão bem ruins e mostram que já foram bem usadas e estão sucateadas.


Tome cuidado, porque muitas das vezes você adquire peças que você ao olho nu parecem serem boas, mas, que ao chegarem na sua casa são uma verdadeira decepção!
Atente para a iluminação do ambiente na qual as lives estão sendo feita,  pois,  algumas liveiras fazem as lives commerces em espaços muito escuros com má iluminação, o que não dá uma boa visualização para os clientes das peças. 
Outra coisa importantíssima,  existe uma diferença entre brechó, bazar e desapego,o bazar são  roupas não higienizadas,  o brechó são roupas que passam por uma curadoria ou seja são higienizadas e sem defeitos algum e já desapego são peças pessoais que as pessoaa querem se desfazer delas.
Tem muito brechó que vende peças se intitulando como  tal ,mas, na verdade são bazar pois, vendem peças com defeitos.
Tem que tirar bolinha?Colocar botões? Lavar?Tirar manchas?
É obrigação do brechó, afinal de contas, eles são  os vendedores e não os compradores!
Esses tipos de peças com avarias faladas nas lives de preferência não compre.
Tenho visto muitas donas de brechós fazendo desapegos delas mas, com preços maiores que os dos brechós. 
As suas peças de desapegos são valorizadas e as dos clientes dos brechós não. 
Tentei vender algumas peças minhas, mas, o interesse dos brechós eram apenas de trocas.
Dar duas ou três  peças minhas em troca de uma deles e ainda sendo peças específicas,  nem pensar.
Valorizo meu dinheiro e minhas roupas também! 
A concorrência entre as lives está muito grande, então,  procure estabelecimentos aonde você compra roupas de qualidade com excelente estado de conservação. 
Querendo ou não  independente do valor da peça é  dinheiro que está sendo gasto!
Preste bem atenção nos comentários das lives, pois, muitas das vezes as pessoas que compraram voltam nelas e assim você  fica sabendo muito sobre aquele estabelecimento ou trabalho das liveiras.
Repare nas clientes das liveiras, principalmente, aquelas que mais compram, se de repente, elas sumirem é porque algo de errado tem e se vê-las em outras já  está mais óbvio ainda. 
Eu acho desrespeitoso quando as liveiras mostram a peça e compram  ou melhor ficam com o produto mostrado,  pois, a maioria dos clientes ficaram esperando o horário das lives para comprarem,  então,  se for para adquirir a mercadoria fica mais bonito tirar pra si antes, já  que viram quais serão os produtos apresentados antes do início da lives commerces. 
Se for a primeira compra e não conhece o trabalho da liveira, de preferência compre um número menor de peças, pois, quando elas chegarem acaso, tenham avarias, o prejuízo será  menor. 
Jamais compre lotes de grandes quantidades, se for a primeira compra, pois,  você não conhece o trabalho da vendedora e nem muito menos o tipo de mercadoria que é vendida.
Prefira comprar lotes no seu estado ou próximo da sua cidade, se acaso, tiver problemas facilita a resolução dos mesmos, você podendo até ir ao local.
A compra de lotes em estados distantes dificulta a resolução de problemas acaso,  eles ocorram e muitas das vezes os mesmo ficarão sem uma solução, porque não tem como sair da sua cidade e percorrer longa distância para fazer algo, ainda mais se o estabelecimento não  fornece o endereço e faz o atendimento apenas  on line. 
Fez a compra de um lote e viu que as peças são ruins não compre novamente, parece óbvio, mas, muitas pessoas o fazem.
Assistiu alguma live e viu que a liveira está dando muita explicação de peças com avarias ou até mesmo os clientes cobrando de atraso nos envios, já  é  um indício de que o lugar não é ideal para a compra e o barato no final das contas pode sair bem caro!
Outra coisa, o envio e a seleção de lotes grandes leva um certo tempo e bem maior do que se pensa, porque, geralmente as clientes pedem peças específicas que tem de serem passadas por uma curadoria e serem selecionadas para serem enviadas, sem contar,  o encaixotamento e o peso das peças com o cálculo do frete para ser enviado no seu local de destino.
Se é  lote tem que ter paciência!
Jamais compre lotes fechados no qual você não pode ver as peças,  pois, escolhendo muitas vezes já  se toma prejuízo,  não  fazendo pior ainda.
E outra agora tenho visto virar moda, algumas pessoas mostrarem os lotes por vídeo, as peças são filmadas tão rápido que não dá  pra ver nada direito e também seres fotografadas, quando você aumenta as fotos das mercadorias conseguem enxergar os defeitos, as pessoas ainda compram.
O preço atrai são peças de 1, 2 e 3 reais, mas, a qualidade é  péssima. 
O envio das peças também pode ser um empecilho, porque uma boa parte das liveiras enrolam demais para fazê-los.
Já  esperei mais de um mês e até seis meses para o envio de peças compradas.
Imagina esperar esse tempo todo para quem comprou e está esperando a mercadoria chegar pra ser vendida e ter o retorno do dinheiro investido na compra das peças e o frete?
Difícil não é mesmo!
Demorou para fazer o envio não continue comprando nas lives, pois, é  um indício de falta de responsabilidade da liveira que só está pensando nas vendas diárias  mas, no compromisso assumido para o envio das mercadorias não. 
Quanto mais peças, você comprar maior é  o valor do frete, já que é  por peso.
Os produtos como calçados, bolsas, blusas de frio e casacos mais pesados encarecem o frete.
Quanto maior a distância mais caro será o frete.
Pense, pare, calcule e analise se vale a pena gastar com o frete as peças que você comprou, isso tudo faça antes das compras.
Pesquise o valor do frete primeiro antes de realizar a compra .
Eu acho extremamente chato e cansativo quando algumas liveiras fazem palestras religiosas, brincadeiras sem noção e outras coisas mais.
Se é uma Live Commerce o objetivo é a venda de mercadorias.
Vejo que tem alguns brechós enormes que fazem 30 minutos de lives com 12 de palestras e o restante de vendas, sendo que podiam fazer mais tempo já que possuem mais mercadorias.
E brechós menores e caseiros que fazem 4 e até 5 horas de live com venda de produtos.
Fica a dica!
Tenho aprendido que muitas vendedoras não se importam na fidelização de compradores e sim em apenas venderem os seus produtos mesmo sendo eles ruins.
O que tem de compradores reclamando e expondo nas redes sociais dizendo que foram enganados por essas pessoas por adquirirem produtos que sejam simplesmente descartáveis tem aumentado consideravelmente nos últimos meses!
As reclamações não adiantam nada para os vendedores, eu mesma fotografei as peças deterioradas e enviei para elas e as desculpas esfarrapadas e sem justificar o injustificável por parte destas pessoas é vergonhoso!
Nem um pedido de desculpas e reconhecimento do erro é feito!
As fotos estão como provas da demonstração dos produtos com defeitos e não há como negar.
Os clientes se tornam rotativos, pois, aqueles que tomam prejuízos, já que pagam as mercadorias e os fretes desaparecem das lives, mas, sempre aparecem outros dispostos a comprarem.
A importunação excessiva para que o pagamento das peças sejam feitas é outro incomodo de algumas liveiras que querem o seu dinheiro, mas, ter qualidade nos produtos que são vendidos não querem nem saber.
Claro que se a pessoa comprou tem que pagar, mas, poderiam maneirar um pouco nas cobranças.
Ligar as 7 horas da manhã para cobrar a compra de mercadorias já é demais!
Comprei de uma liveira e a live commerce dela não tinha nenhuma forma de contato e nem de pagamento.
Como não tinha nada e queria adquirir as peças que comprei na live commerce dela, fiz uma postagem para ver se alguém a conhecia, com o intuito de me ajudar apareceram algumas pessoas que entraram em contato com a mesma falando que eu a estava procurando. 
Recebi uma mensagem tão grosseira da liveira, isso porque a procurei para efetuar o pagamento da peça comprada, sendo que algumas pessoas compram e desaparecem sem se preocupar com nada e até bloqueiam a vendedora. 
Não comprei mais nenhuma peça dessa pessoa,  porque educação cabe a qualquer hora e lugar!
Comprei algumas peças de uma liveira e ela veio me pedir pra repassar as peças compradas para outra cliente que compra a live inteira e como não conseguiu comprar as que eu tinha comprado,  queria as minhas peças. 
Eu achei um absurdo e de uma total falta de noção por dar exclusividade e prioridade para determinada cliente. 
Não assisti a nenhuma live dela e nunca mais comprei nada.
Ela que perdeu uma cliente. 
Já comprei em lives,  fui atrás das liveiras para pagar as peças e elas nem me deram confiança ou seja fiquei sem as mercadorias, mas, também não paguei por elas.
Não tive prejuízo pelo menos.
É simples, comprou uma vez veio peças ruins, o atendimento foi péssimo,  a entrega foi demorada demais e outros não comprem mais.
Assim, você evita aborrecimentos.
Fique atenta aos preços de bananas, porque até as bananas andam bem caras nos supermercados!
Cuidado com o envio, já que algumas liveiras colocam um valor acima pra ganharem também com o envio das peças!
A liveira disse que envio as peças, mas, não te enviou o comprovante, pois, saiba que assim que a mercadoria é postada nos Correios o mesmo emite o comprovante de envio com o número de rastreio do objeto para que possa ser acompanhado o caminho feito pelas mercadorias até a chegada do produto no endereço do comprador. 
Tem algumas pessoas desonestas que querem ganhar dinheiro a todo custo e preço. 
Tenham cautela nas compras de forma geral, mas, principalmente em calçados usados, porque são poucos sapatos que não tem algum tipo de avarias!
Bolsas também são perigosas de serem adquiridas pois, seus materiais são frágeis e dificilmente não possuem defeitos!
Brechós que tem muitas peças e que elas ficam muito tempo no mesmo ambiente, geralmente deteriora de acordo com o tipo de tecido e ambiente no qual ele fica exposto ou seja pouco arejado e as mercadorias amontoadas umas nas outras!
Olhe bem para ver se as mercadorias estão jogadas no chão que é um sinal de desleixo e falta de cuidado do brechó!
A liveira jogou ou até mesmo chutou as peças, eu acho que não precisa falar o que isso significa, uma total falta de cuidado pela mercadoria que está ou será vendida.
Sem contar que pode avariar a mercadoria.
E também olhe como é o espaço do brechó, pois, o ambiente mostra muito a forma de trabalho, a iluminação, a ventilação, o chão, enfim, o lugar de uma maneira geral!
Óbvio, que já comprei peças baratas em excelente estado de conservação, porque como tudo na vida tem suas exceções!
Se for pra vender as peças compradas, faça as contas se realmente vale a pena,  coloque o valor das peças, do frete, dos consertos das avarias, da gasolina se acaso for buscar as mercadorias, some tudo e veja quanto você gastou para fazer o cálculo do valor que as peças tem que serem vendidas para ter lucro.
Cuidado porque o barato pode sair caro no final.
É lógico, que também tem as liveiras que são corretas e vendem peças boas com etiquetas de loja.
E também tem  o outro lado da moeda , as compradoras que compram e desaparecem não dando o mínimo de satisfação para as vendedoras ou até mesmo devolvem todas as peças que foram compradas, atrapalhando o trabalho das vendedoras!
Lembre-se de quando for fazer qualquer compra em uma live commerce prestar atenção nestes pontos listados acima e também que faça uma compra consciente!
Só compre o que realmente for usar ou se for pra vender aquele produto que atende a sua clientela!
E outra situação importantíssima, sempre estar atenta ao tamanho das peças, tem lives que as liveiras falam que as peças servem de um 36 ao 46 porque estica, se você calça 37 um sapato 35 ficará apertado e um 39 ficará largo, então, peça que estica é aquela que vai marcar o corpo!
Lembre-se muitas delas querem apenas vender sem dar importância ao cliente!
Tome cuidado ao fazer amizades com algumas liveiras,  porque elas misturam as estações e acabam se aproveitando de certas situações. 
Sempre preste atenção nas fotos tiradas dos produtos se eles estão jogados no chão, bagunçados,  desarrumados nos cabides e se a iluminação do ambiente é boa suficiente pra enxergar as peças, isso são dois fatores que já  demonstram como as liveiras trabalham e o suficiente para comprar ou não as mercadorias!
Tenho visto muitas liveiras com seus animais de estimação deitados nas peças que serão vendidas para os clientes.
Não precisa falar mais nada quanto a essa situação e o que significa?
Dê uma pesquisada nos preços antes de comprar, porque tem muito brechó com preço acima do valor de mercado e outros abaixo demais!
E lógico,  compre consciente!
Independentemente de que seja a live de brechó ou loja é trabalho, então, as pessoas tenham responsabilidade quando forem comprar algum produto, assim, como os vendedores tem de ter ao venderem os seus produtos!
Se eu adquiro algum produto com avaria não compro nunca mais do vendedor!
E lembre-se de sempre que for assistir uma live, ligue o botão do senso crítico, só assim, você evita prejuízos lá na frente!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo