Minha mãe vive competindo comigo!


Leitora: Minha mãe vive competindo comigo. Sou uma adolescente, mas, já percebi que minha mãe gosta de competir comigo. Ela veste as minhas roupas e todo mundo comenta. Ela entra no meio quando estou conversando com as minhas amigas. Parece que ela é a adolescente e eu sou a mãe. As vezes elas veste alguns tipos de roupas que nem eu que sou mais nova tenho coragem de usar. Ela fica entrando no meio do meu relacionamento com meu namorado e dá  indiretas sobre nossa relação, principalmente, sexual. Eu vivo passando vergonha com ela na frente das pessoas, Ela tem 45 anos, mas, parece que tem 15 anos como eu. Não sei o que fazer e estou cansada dessa situação. 

A sua situação é  bem delicada e totalmente compreensível!

Parece que sua mãe está tendo um certo retrocesso com relação as fases da vida.

Talvez e pode ser que por algum motivo sua mãe tenha pulado essa fase de adolescência da vida que todo mundo passou ,porém que ela não vivenciou quando tinha viver.

Entende?

Eu vou dar um exemplo de um conhecido que teve de casar com uma moça  no tempo da adolescência porque a engravidou assumindo responsabilidade de pai muito cedo.

Quando chegou na vida adulta,  ele começou a ter atitudes de adolescente saindo de casa para ir a baladas e chegando no outro dia em casa.

Acabou que com o tempo,  a esposa pediu o divórcio diante dessa situação. 

Pode ser que seja essa tenha sido a realidade da sua mãe. 

Essa competição que ela tem com você precisa de tratamento.

Ninguém da sua família percebeu essa situação?

Ter 45 anos e vestir as suas roupas é  um pouco demais.

Parece preconceito, mas, não é. 

Cada idade tem o tipo de roupa para ser vestida.

Mas, eu vou te contar que andando pelas ruas tenho percebido demais essa situação que você  vive.

As vezes vejo mães de adolescentes vestidas com roupas delas e as adolescentes muito comportadas.

Muitas mães competem com as filhas. Anseiam, inconscientemente na maior parte das vezes, por sua juventude, por sua beleza, por suas realizações acadêmicas ou profissionais. 

Essas mães não percebem que invadem o território de suas filhas e por vezes tentam trocar confidências com seus namorados, tentam ser mais amigas dos amigos da filha do que ela própria. 

Sequer se dão conta de que buscam se vestir e se comportar de forma parecida, talvez na ânsia de resgatar a própria adolescência, aquela que não teve condições de viver como desejava.

Você me passa a sensação de que amadureceu e sua mãe não.

Neste caso, as mães padecem de uma super valorização da juventude e da imagem corporal. 

O que buscam é deter o passar do tempo e para isso apelam a recursos como usar a roupa das filhas ou passar fome em "loucas" dietas para conseguir o mesmo corpo.

Esta concorrência pode aparecer por dois motivos: por um lado estas mães buscam parecer tão jovens quanto as filhas, e por outro querem seguir sendo desejadas pelos homens.

Mães mais sensualizadas, críticas com relação à aparência das filhas, reclamando que elas poderiam se vestir melhor ou se comportar de outra forma, e caem em comparações com outras meninas, quando não se tornam o exemplo que acreditam que deve ser seguido.

A concorrência só existe na cabeça das mães. As filhas em realidade não encontram motivos para competir. 

Mas o que, sim, fazem, muitas vezes como reação, é denegrir ou desqualificar a atitude das genitoras.

Essas mulheres não aceitam que estão envelhecendo e que devem agir de acordo com a sua idade.

Uma das consequências da competitividade para as filhas é o recolhimento. Muitas meninas ficam com uma sensação permanente de inadequação. Algumas passam a sair pouco com os amigos e descuidar cada vez mais da aparência, enquanto outras se afundam silenciosamente nos livros e no trabalho quando já estão em idade de trabalhar. 

Não querem mais namorar porque ficam com a impressão de que não serão competentes para se fixar numa relação, afinal nunca serão tão interessantes quanto suas mães. Essas moças são assoladas por uma espécie de ansiedade, outras vezes por uma dolorosa apatia.

Ter uma mãe competitiva pode tonar a vida da adolescente ou da jovem adulta um grande problema.

Eu acho que esse tipo de atitude destas mães é falta de amadurecimento e auto-estima baixa e não aceitação do corpo, da idade e realidade.

Sua mãe ficar entrando nas suas conversas com suas amigas e no seu relacionamento com seu namorado é um pouco de falta de privacidade da parte dela.

Você tem o seu espaço e tem todo direito de ter privacidade com as suas coisas.

Eu vou te aconselhar a chamar sua mãe para ter uma conversa franca e expor toda essa situação para tentar resolvê-la.

Talvez algumas sessões de terapia familiar possa ajudar vocês nesse relacionamento complexo de mãe e filha.

Sua mãe terá que compreender que ela não é nenhuma adolescente mais uma mulher feita.

Seu pai não fala nada e nem ninguém da sua família?Ou falam, mas, ela não liga?

Porque como você me disse ,você está enxergando toda essa situação e com certeza outras pessoas que convivem contigo também o vêem. 

Um parente seu também pode te ajudar nessa situação toda, não só  a lidar como na conversa com a sua mãe. 

Te Cuida!Espero ter te ajudado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo