Como ajudar meu amigo sem magoá-lo?


Leitora:Millena, é o seguinte: Eu tenho um amigo muito próximo desde pequena. Somos melhores amigos e crescemos e estudamos juntos. Eu sempre soube que ele tinha alguns problemas na questão de relacionamento e sempre fez terapia e se trata desde que o conheço. Ele é carente demais, e parece que tudo só está piorando de uns tempos pra cá. Ele tem ciúmes de todo o garoto comigo, me liga pelo menos 10 vezes por dia (já contei) e precisa me ver todo o dia. Ele diz que gosta de mim e não entende quando eu falo que somos apenas amigos. Ele é bonito, mas não sinto atração por ele. Ele sabe disso e eu me sinto cada vez mais sufocada com ele. Hoje cedo fomos pro shopping e eu não levei celular, (é muito perto da minha casa) nos perdemos de vista e ele entrou em pânico, ligou pra minha mãe, pros meus amigos, e quando cheguei em casa vi que estavam todos preocupados porque ele disse que eu realmente tinha desaparecido e não estava em lugar nenhum do shopping. Chegou a informar os seguranças (detalhe que eu tenho 19 anos) minha mãe achou pelo tom de voz dele que tínhamos brigado e eu saí pela rua, sendo que simplesmente fui pra casa buscar o celular. Quando ele soube que eu cheguei foi até a minha casa chorando e ficou muito tempo me abraçando, dizendo que não podia me perder. Eu já conversei com ele de todas as formas, já bloqueei o número dele pra ele não ficar me ligando mas ele vai e liga de outro número. Eu realmente não sei como lidar, porque tenho que ter muito cuidado se eu me afastar porque somos muito próximos e ele sente falta mais do que uma pessoa normal ao mesmo tempo que não dá mais, ele demanda uma paciência e um tempo que em época de início de faculdade é impossível eu oferecer. Como ajudar meu amigo sem magoá-lo? Beijos!!!
Parece que o seu amigo criou uma certa dependência afetiva e obsessão pela sua pessoa que extrapola a amizade.
Se ele tem com as namoradas o mesmo tipo de atitude que tem contigo não terá mulher que suporte, pois ele sufoca a pessoa por querer sempre estar ao lado dela.
Querendo ou não você acaba deixando as suas coisas de lado por causa dessa amizade dele que mesmo que seja interpretada como um amor pode te prejudicar e muito.
O ciúmes dele em relação aos seus amigos, o fato dele te ligar várias vezes,querer te ver todos os dias são atitudes que você deve tomar cuidado, pois não é amizade e nem amor, mas, obsessão.
Já pensou se você vier a corresponder os sentimentos de amor dele? Como será sua vida?
Ele irá te proibir de ter contato com as outras pessoas  vai querer exclusividade da sua atenção só pra ele ou seja vai ser pior do que é agora.
A terapia dele não tem surtido  efeito, porque ao invés dele melhorar só vem piorando.
O fato do shopping também é outra situação que demonstra o total desequilíbrio emocional dele que colocou toda a sua família preocupada por uma bobagem e os assustou sem nenhuma necessidade.
Infelizmente, na vida temos em certas situações que tomar uma atitude senão o perigo de acontecer algo mais grave pode vir a tona seja cedo ou tarde.
Sem dizer que esse seu amigo está te impossibilitando de vivenciar certas coisas e de até arrumar um namorado.
Já pensou se você arrumar um namorado ou ficar com outro rapaz e ele vier a saber?
A reação dele será péssima.
Parece que você está vivendo presa a essa amizade por livre e espontânea pressão e forçada de barra deste rapaz que não é normal e está usando de chantagem emocional para tê-la ao lado dele.
O que ele tem não é carência afetiva, mas, um problema de relacionamento com as pessoas que deve ser tratado, porque senão não tem como ter uma convivência saudável.
Eu te aconselho a primeiramente conversar a família dele sobre essa situação e dizer o quanto está insuportável a sua convivência e as atitudes dele para contigo.
Conte a sua família também sobre isso e peça a eles que também te ajude.
Converse também com ele e diga que o que vocês tem é somente amizade, mas, da forma como ele faz está acabando com ela e o que ele não quer que é te perder acabará acontecendo , pois as atitudes dele estão ficando cada vez mais insustentáveis.
Se você o bloqueia e ele arruma um outro número para te ligar, simplesmente não atenda números de desconhecidos.
Tenha mais firmeza e atitude com esse rapaz, pois a sua preocupação excessiva de não magoá-lo e protegê-lo está te fazendo ser magoada por ele.
Tome uma atitude!
Na vida nós precisamos nos impor em certas situações senão as pessoas se aproveitam de nós.
Vou te falar a frase que virou bordão aqui do site:"as pessoas só fazem conosco, o que nós deixamos que elas façam" ou seja esse rapaz está tendo todas essas atitudes contigo, porque você está deixando e não se impõe.
Te Cuida!Espero ter te ajudado!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Comentário é seu cartão de visita.
Comentários anônimos, ofensivos e agressivos não serão publicados!

.

Topo